(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça é controlado

Mais de 80 pessoas atuam no local nesta terça-feira. No início da manhã, combate se concentrava em quatro áreas


postado em 05/09/2017 09:00 / atualizado em 05/09/2017 11:18

O incêndio no Parque Estadual da Serra do Rola-Moça, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, foi controlado na manhã desta terça-feira. A informação é do major Anderson Passos, comandante do Batalhão de Emergências Ambientais e Resposta a Desastres (Bemad) do Corpo de Bombeiros, que realizou um novo sobrevoo pela área pro volta das 9h. Mais de 80 pessoas trabalham no combate ao fogo, que começou na tarde de domingo.

“O incêndio está controlado. A situação tende à normalidade e vamos manter as equipes mobilizadas até o fim do dia para que nós possamos atacar pequenos focos que ainda restam para serem combatidos. A área queimada será mensurada posteriormente, ao final do incêndio. Nós estimamos ainda hoje vamos encerrar aqui a atividade”, explicou o major Passos. “Não existem linhas de fogo ativas, com chamas vivas. Temos focos de fumaça em alguns pontos, as equipes estão sendo remanejadas entre esses focos e vamos manter patrulhas aqui ao longo do dia para garantir que não hajam reignições. É uma boa notícia”, disse o militar.

Por volta das 6h, jo combate contava com  77 bombeiros, 12 brigadistas, quatro aviões e um helicóptero. A estratégia era intensificar os trabalhos e aplicar os recursos antes das 10h quando, apesar dos ventos fortes, a temperatura está mais baixa. Mais cedo, o combandante do Bemad informou que os trabalhos estavam concentrados em quatro áreas do parque.

Incêndio foi controlado ainda na manhã desta terça-feira. Área queimada ainda será mensurada(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Incêndio foi controlado ainda na manhã desta terça-feira. Área queimada ainda será mensurada (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
“A primeira delas, de maior atenção, já tem equipes em solo combatendo. No Bairro Androinhas, distrito de Casa Branca, na cidade de Brumadinho. Estão lá equipes em solo com carros-pipa e já nos reportaram que conseguiram debelar dois desses focos que stão próximos uns dos outros. A segurança das casas está garantida ali”, explica o major Passos.

A segunda área de incêndio estava na região da barragem, onde há uma linha maior. Quatro aviões lançam água sobre as chamas. Havia também outro ponto perto da estação elevatória, onde há dois focos isolados. As equipes, compostas por combatentes mais experientes, serão deixadas no local de helicóptero. “O quarto foco vai ser justamente próximo à Cachoeira das Ostas. Ali é um ponto mais isolado também, o posicionamento será por aeronave. A situação em relação a ontem é bem mais favorável”, explica o militar.

 

Ver galeria . 9 Fotos Combate a incêndio na Serra do Rola-Moça entra no segundo dia. Bombeiros, brigadistas e voluntários atuam no local. Jipeiros ajudam no transporte das pessoas aos locais mais difíceisJair Amaral/EM/DA Press
Combate a incêndio na Serra do Rola-Moça entra no segundo dia. Bombeiros, brigadistas e voluntários atuam no local. Jipeiros ajudam no transporte das pessoas aos locais mais difíceis (foto: Jair Amaral/EM/DA Press )

Ver galeria . 14 Fotos Incêndio no Parque Serra do Rola Moça mobiliza brigadistas e bombeiros para conter as chamas que avançam sobre manancialDivulgação/CBMG
Incêndio no Parque Serra do Rola Moça mobiliza brigadistas e bombeiros para conter as chamas que avançam sobre manancial (foto: Divulgação/CBMG )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)