(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Incêndio de grandes proporções atinge Parque do Rola-Moça e ameaça manancial

Fogo começou no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e suspeita é de que seja criminoso. Mais de 50 pessoas trabalharam no combate


postado em 24/08/2017 15:54 / atualizado em 24/08/2017 22:48

Chamas se aproximaram de casas no Bairro Jardim Canadá(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Chamas se aproximaram de casas no Bairro Jardim Canadá (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

O Parque Estadual da Serra do Rola-Moça voltou a sofrer por causa de incêndios. Chamas consomiram vegetação da área verde na tarde desta quinta-feira e mobilizaram mais de 54 pessoas no combate, entre militares do Corpo de Bombeiros e brigadistas. O fogo começou no Bairro Jardim Canadá, em Nova Lima, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O manancial Catarina, usado pela Copasa para captação de água, fica próximo ao local. A suspeita é de incêndio criminoso.

As chamas tiveram início por volta das 12h40, próximo a casas no Bairro Jardim Canadá. Moradores acionaram o Corpo de Bombeiros e fizeram a denúncia. “O solicitante afirmou que uma pessoa colocou fogo na mata, mas não deu mais detalhes. As chamas se espalharam rapidamente próximo ao manancial Catarina”, explicou o sargento Lucas Nunes, do pelotão dos Bombeiros que fica dentro dos limites do parque.

Duas linhas de fogo destruíram grandes áreas de vegetação nesta tarde. “Estamos com 38 bombeiros e 16 brigadistas da Copasa e do Instituto Estadual de Florestas (IEF). Também temos o apoio de duas aeronaves”, explicou o sargento. Os trabalhos foram realizados com abafadores e bombas costais.

Por meio de nota, a Copasa informou que o incêndio não afetou a captação do sistema Catarina, responsável pelo abastecimento de água dos bairros Jardim Canadá, Retiro das Pedras e Mineirão, na Região do Barreiro.

O tempo seco e os ventos fortes, aliados a queimadas provocadas por humanos, vêm provocando constantes incêndios no parque. No último sábado, mais de 50 pessoas trabalharam no combate a dois focos, que começaram de maneira criminosa. O primeiro deles começou por volta das 14h no Mirante Casa Branca, que fica entre Brumadinho e Ibirité. Por volta das 16h, outro foco foi detectado no local conhecido como Mata do Barreiro, na região de mesmo nome, em Belo Horizonte.

Em 8 agosto, um incêndio de grandes proporções mobilizou o Corpo de Bombeiros próximo ao parque na área no Bairro Olhos D'água, na Região Oeste de Belo Horizonte. As chamas se espalharam rapidamente pela vegetação seca. Testemunhas informaram que o fogo começou de forma criminosa. Dois andarilhos teriam iniciado as chamas e fugido do local. Eles não foram encontrados.

Moradores denunciaram que o fogo começou de maneira criminosa(foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)
Moradores denunciaram que o fogo começou de maneira criminosa (foto: Corpo de Bombeiros/Divulgação)

 

(RG) 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)