(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Casarão onde inconfidentes se reuniam em Conselheiro Lafaiete é restaurado

Imóvel pertenceu ao advogado e poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto e serviu de local de encontro para os demais conjurados liderados por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes


postado em 27/07/2017 06:00 / atualizado em 27/07/2017 08:27

O casarão que serviu de local de encontro para conjurados da Inconfidência reabre as portas amanhã(foto: Taiany Souza/Prefeitura de Conselheiro Lafaiete/Divulgação)
O casarão que serviu de local de encontro para conjurados da Inconfidência reabre as portas amanhã (foto: Taiany Souza/Prefeitura de Conselheiro Lafaiete/Divulgação)
Um monumento dos tempos da Inconfidência Mineira reabre as portas, totalmente restaurado, para valorizar ainda mais a cultura do estado, destacar a história das Gerais e encantar os visitantes. Em solenidade marcada para amanhã, às 9h, será incorporada ao patrimônio de Conselheiro Lafaiete, na Região Central, a Fazenda Paraopeba, casarão que pertenceu ao advogado e poeta Inácio José de Alvarenga Peixoto (1744-1792) e serviu de local de encontro para os demais conjurados liderados por Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes (1746-1792). A obra resulta do termo de ajustamento de conduta (TAC) firmado em 2012 entre o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) e uma mineradora.


Segundo o secretário de Cultura de Conselheiro Lafaiete, Geraldo Lafayette, o MPMG, por meio do promotor de Justiça Glauco Peregrino, e a Ferrous Mineração vão oficializar a devolução do imóvel, recuperado durante dois anos, ao município. Antes pertencente a particulares, a fazenda estava em situação lamentável, sendo parcialmente destruída por uma cheia, em 2006, do Rio Paraopeba, que passa perto do casarão. Pelo TAC, a desapropriação e o restauro foram custeados pela empresa. O imóvel integra a Trilha dos Inconfidentes e o Circuito das Vilas e Fazendas e se torna, agora, um expoente da Estrada Real (ER).

A destinação da propriedade, distante 32 quilômetros do Centro de Conselheiro Lafaiete e localizada às margens da rodovia MG-383, que liga a BR-040 a São João del-Rei, ainda não foi definida. “Pelo TAC, deverá abrigar um centro de referência turística da ER, mas, como pertence à prefeitura e é muito grande, estamos pensando sobre o melhor uso cultural. De antemão, sabemos que o prédio não deverá sediar órgãos municipais devido à distância da sede”, diz o secretário. A construção é tombada pelo patrimônio municipal.

PRESERVAÇÃO Quem passa na MG-383, perto do limite entre Conselheiro Lafaiete e São Braz do Suaçuí, pode ver a imponente fazenda, chamada por alguns viajantes de Casarão dos Inconfidentes. Em outros tempos, pela situação de ruína, era difícil imaginar que aquelas paredes e demais estruturas fossem testemunhas de tantas histórias de liberdade, de levante dos inconfidentes e indignação contra a coroa portuguesa. Hoje são novos ares nesse prédio que Alvarenga Peixoto recebia, no século 18, amigos, a exemplo dos também poetas Cláudio Manuel da Costa (1729-1789) e Tomás Antônio Gonzaga (1744-1810), que planejavam o fim do domínio português.

Com a restauração, foi afastado o risco de que essa história se perdesse sob os escombros da propriedade, batizada nos Autos de Devassa – inquéritos que incriminaram os conjurados – de Covão, devido à cova formada pela topografia no entorno.

Reunião da Amalpa

 

A primeira atividade na Fazenda Paraopeba, em Conselheiro Lafaiete, na Região Central, será a assembleia da Associação dos Municípios do Alto Paraopeba (Amalpa), presidida pelo prefeito do município anfitrião, Mario Marcus Leão Dutra. Na oportunidade, estarão presentes os chefes do Executivo dos 23 municípios que compõem a entidade. A reunião está marcada para começar às 9h, do dia 28.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)