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Estado de Minas

Acusada de machismo e transfobia, lanchonete de BH pede desculpas e muda proposta de rodízio

Após repercussão negativa, Xodó anuncia que não vai mais cobrar preços diferentes de homens e mulheres, como havia anunciado em rede social, e se desculpa por exigência anterior de comprovação de gênero por meio de documento civil


postado em 18/07/2017 20:34 / atualizado em 18/07/2017 21:53

Lanchonete informa que vai ofertar o rodízio pelo valor único de R$17,99 a todas as pessoas(foto: Facebook/ reprodução )
Lanchonete informa que vai ofertar o rodízio pelo valor único de R$17,99 a todas as pessoas (foto: Facebook/ reprodução )
Depois de internautas acusarem o anúncio de um rodízio de milkshake da lanchonete Xodó como transfóbico e machista, a empresa comunicou, na noite desta terça-feira, a mudança no valor da oferta e pediu desculpas pela propaganda. Por meio de nota, a empresa, localizada na Avenida João Pinheiro, próximo à Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte, afirma que ofertará o rodízio pelo valor único de R$ 17,99 a todas as pessoas.

O post gerou polêmica por anunciar preços diferentes para homens e mulheres, anunciar que a definição do gênero só seria aceita com a apresentação de documento civil. A estratégia revoltou os clientes, que criticaram a atitude na página oficial. A promoção foi publicada em 12 de julho. Na imagem, postada no Facebook, aparece uma jovem fazendo o sinal positivo com as mãos. No plano de fundo, três milkshakes de sabores diferentes.

“Vem aí o 1º Rodízio de Milk Shake do Xodó! Nos dias 22 e 23 de julho nossos deliciosos sabores serão servidos a vontade por apenas R$ 17,99 (mulher), R$ 21,99 (homem) e R$ 36,00 (casal). Acrescente fritas ao seu rodízio por apenas R$ 4,20 (batata pequena) e R$ 7,90 (batata grande)”, escreveu a lanchonete. Além da diferenciação de preços entre homens e mulheres, outro detalhe chamou a atenção dos internautas e provocou revolta. Na parte de baixo do anúncio, em letras pequenas, há observações de como será conferido o gênero dos clientes. “Definição do gênero conforme documento civil”, explicou a rede de fast food.

No início da noite, o Xodó enviou nota pedindo desculpas pela propaganda e unificando a cobrança pelo rodízio. Confira a nota na íntegra: "O Xodó retifica as regras de consumo do 1º Rodízio de Milk Shake, previsto para ocorrer nos dias 22 e 23 de julho. Com 50 anos de história em Belo Horizonte, o Xodó acredita que aprende e evolui todos os dias com a cidade e com a sociedade", afirma a nota.

A empresa "pede desculpas a todas as pessoas e, principalmente, às que se sentiram ofendidas ou excluídas pelas regras do evento. Informa ainda que vai ofertar o rodízio pelo valor único de R$17,99 a todas as pessoas (lembrando que crianças de até cinco anos não pagam). O Xodó reforça que todos são bem-vindos à sua unidade e agradece a confiança dos seus consumidores – que ajudaram e ajudam a escrever todos os dias essa história."

 Cobranças diferentes


 A diferenciação de cobrança de preços para homens e mulheres levou o Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça, a divulgar no início deste mês uma orientação técnica que veta a medida. O parecer vale para bares, restaurantes e casas noturnas. Os estabelecimentos terão um mês para se adequar à determinação. A partir desse período, os consumidores do sexo masculino poderão exigir o mesmo valor cobrado das mulheres.


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