(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Socorristas voluntários da BR-381 pedem socorro em campanha para manter atividades de resgate

Os Anjos do Asfalto vivem momento de dificuldades financeiras e faltam recursos até para abastecer veículos usados nos socorro a vítimas de acidentes na "rodovia da morte"


postado em 13/07/2017 17:05 / atualizado em 13/07/2017 22:10

Voluntários fazem atendimento primário até chegada de equipes dos bombeiros ou Samu(foto: Reprodução/Facebook)
Voluntários fazem atendimento primário até chegada de equipes dos bombeiros ou Samu (foto: Reprodução/Facebook)

Eles são um grupo de voluntários de resgate médico atuante na BR-381, no trecho BH/Vitória e, nesta quinta-feira, apresentaram um pedido de ajuda para que possam seguir ajudando as vítimas de acidentes. Trata-se do “Anjos dos Asfalto”, entidade reconhecida como de utilidade pública pelo governo estadual, que lançpu uma campanha com objetivo de arrecadar R$ 50 mil para custeio de insumos usados nos atendimentos aos feridos, bem como combustíveis e manutenção dos veículos de resgate, entre outros.

"A campanha é um pedido de socorro. Não recebemos recursos governamentais. Se não conseguirmos ajuda financeira, infelizmente, teremos que encerrar nossas atividades", alertou o enfermeiro Tiago Muzzi, um dos voluntários do grupo.
Sem fins lucrativos, a entidade Anjos do Asfalto  é constituída por voluntários da área de saúde e profissionais liberais, que trabalham em parceria com a Polícia Rodoviária Federal e Estadual, Corpo de Bombeiros e Samu na BR381, num dos trechos conhecidos como “rodovia da morte”, devido ao alto índice de acidentes.

Criado em agosto de 2004, teve inicialmente a participação de um pequeno e eficiente grupo de pessoas que se desdobraram com muita garra, compromisso e responsabilidade, para socorrer vítimas de trauma causados por acidentes automobilísticos na BR-381.

O serviço voluntário de resgate é prestado nos fins de semana e feriados, já que os integrantes do grupo não são remunerados e exercem suas atividades profissionais durante a semana. Despesas como combustível, materiais de consumo, manutenção dos veículos, uniformes, são mantidas pelos socorristas, diante das dificuldades de conseguir patrocínios e doações.

Os socorristas voluntários ficam posicionados a cerca de 40 quilômetros depois da Avenida Cristiano Machado. A partir do acionamento do Corpo de Bombeiros de Belo Horizonte, eles chegam com maior rapidez para o atendimento primário das vítimas.

Voluntários trabalham nos fins de semana e feriados para atender feridos em acidentes(foto: Reprodução/Facebook)
Voluntários trabalham nos fins de semana e feriados para atender feridos em acidentes (foto: Reprodução/Facebook)

“Nosso objetivo é ajudar, assim como temos feito ao longo de nossa caminhada. Damos o primeiro atendimento e suporte de vida aos acidentados até que cheguem equipes dos bombeiros ou Samu para transportar as vítimas até uma unidade de saúde, pois não temos ambulância para transporte dos acidentados”, explica Muzzi. “Estamos com dificuldades financeiras por falta de apoio e fizemos a campanha no sentido de ajudar o grupo a continuar o trabalho de salvar vidas na BR-381”, completou.

Atualmente, de acordo com os socorristas, o grupo Anjos do Asfalto necessita prioritariamente de uma ambulância para transporte dos acidentados, já que a espera por um veículo do tipo para o transporte de feridos chega a até duas horas. Também é necessário o auxílio de combustível para abastecer as duas viaturas durante os plantões, que tem sido custeado pelos socorristas, compra de insumos para o atendimento médico, como oxigênio, entre outros.

A continuidade dos serviços voluntários do grupo na BR-381 vai depender de ajuda financeira. Quem quiser apoiar, é só entrar no Facebook (https://www.facebook.com/anjosdoasfaltomg/), ou Instagram (@anjosdoasfaltomg). Para participar da campanha de arrecadação de dinheiro, acesse https://www.vakinha.com.br/vaquinha/ajude-os-anjos-do-asfalto-mg

 

 

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)