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Estado de Minas

BHTrans apresenta táxi elétrico que será testado em Belo Horizonte

Modelo é de fabricação chinesa e é 100% movido a energia elétrica, com autonomia de 400 quilômetros por carga completa da bateria


postado em 13/07/2017 11:28 / atualizado em 13/07/2017 11:44

Depois de testar ônibus e micro-ônibus 100% elétricos em Belo Horizonte, a BHTrans se prepara agora para colocar nas ruas da capital mineira um táxi movido a energia elétrica, cuja emissão de poluentes para a atmosfera é zero. O modelo de uma empresa chinesa já foi homologado e nos próximos dias serão definidos os detalhes para iniciar os testes.

Na manhã desta quinta-feira, a BHTrans apresentou o carro, que é 100% movido a eletricidade por meio de uma bateria recarregável que garante ao veículo uma autonomia de até 400 Km se for usado no modo econômico. Nesse formato, o modelo E6 da empresa BYD roda com 110 cavalos, potência semelhante a um carro 1.0 com motor a combustão. Ele também oferece uma opção esportiva, que aumenta a potência para 170 cavalos (semelhante a um veículo 2.0), mas reduz a autonomia.

A intenção da BHTrans é apresentar o modelo aos taxistas para que o novo veículo possa incentivar uma mudança em busca de novas tecnologias de menor impacto ao meio ambiente. “A ideia é que ele opere, com taxímetro, fazendo viagens normais de corridas na verdadeira operação porque assim que a gente acredita que o taxista e os usuários vão poder avaliar o veículo”, diz o gerente de Controle de Permissões da BHTrans, Reinaldo Avelar.

Ver galeria . 4 Fotos Modelo tem autonomia de 400 Km se rodar no modo econômico, que é semelhante a um carro 1.0Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS
Modelo tem autonomia de 400 Km se rodar no modo econômico, que é semelhante a um carro 1.0 (foto: Paulo Filgueiras/EM/D.A PRESS )
Esse período de testes deverá durar 30 dias e vai depender diretamente da vontade dos taxistas e das opções de financiamento que forem oferecidas para que ele se torne realidade e comece a aparecer nas ruas da cidade.

Apesar do carro representar uma inovação sem poluir o meio ambiente, o custo ainda está longe da realidade da categoria. O modelo E6 custa R$ 270 mil.

O gerente comercial da BYD, Adriano Caputo, destacou que em contrapartida ao valor elevado do carro, a economia com o funcionamento do veículo é considerável. “Falando apenas de combustível, a redução de custo é de 85%”, afirma.


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