(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Es­pe­ci­a­lis­tas indicam pru­dên­cia e educação pa­ra administrar ris­cos com animais e insetos

Quei­ma­du­ra de cri­an­ça por la­gar­ta po­ten­ci­al­men­te le­tal é o úl­ti­mo epi­só­dio de uma sé­rie de con­fli­tos en­tre o ser hu­ma­no e es­pé­ci­es na Gran­de BH


01/06/2017 06:00 - atualizado 01/06/2017 07:52

Clique na imagem e veja como se proteger dos riscos envolvendo bichos na Grande BH
Clique na imagem e veja como se proteger dos riscos envolvendo bichos na Grande BH (foto: Arte EM)
Pri­mei­ro, fo­ram as ca­pi­va­ras na or­la da La­goa da Pam­pu­lha, on­de o car­ra­pa­to-es­tre­la oca­sio­nou a mor­te de um me­ni­no por fe­bre ma­cu­lo­sa. Aí veio o be­sou­ro me­tá­li­co, com to­do ape­ti­te pa­ra de­vo­rar tron­cos de ár­vo­res no Cen­tro e bair­ros de Be­lo Ho­ri­zon­te; na se­quên­cia, en­tra­ram em ce­na ma­ca­cos mor­tos, tra­zen­do o pe­ri­go da fe­bre ama­re­la e cau­san­do o fe­cha­men­to de três par­ques mu­ni­ci­pais. En­quan­to is­so, pai­ra­va o me­do de que o Ae­des ae­gyp­ti, trans­mis­sor da den­gue, zi­ka e chi­kun­gunya, pu­des­se tam­bém ser o ve­tor da pró­pria fe­bre ama­re­la ur­ba­na. E, quan­do a po­pu­la­ção ape­nas se re­cu­pe­ra­va de tan­tos sus­tos, eis que sur­gem a es­po­ro­tri­co­se, mal que po­de ma­tar ga­tos e con­ta­mi­nar hu­ma­no, e a la­gar­ta Lo­no­mia obli­qua, po­ten­cial­men­te mor­tal, que quei­mou uma crian­ça de 5 anos no Bair­ro Vi­la da Ser­ra, em No­va Li­ma, na vi­zi­nhan­ça da ca­pi­tal. Em meio a tan­tos de­sa­fios en­vol­ven­do bi­chos de va­ria­dos ta­ma­nhos e graus de pe­ri­cu­lo­si­da­de, es­pe­cia­lis­tas afir­mam que é pos­sí­vel a con­vi­vên­cia pa­cí­fi­ca en­tre ho­mem e ani­mais nas me­tró­po­les, des­de que o pri­mei­ro se­ja edu­ca­do pa­ra se re­la­cio­nar com a na­tu­re­za.

O que não é fá­cil. Bas­ta ob­ser­var os efei­tos co­la­te­rais re­la­ti­vos a es­sa re­la­ção. De acor­do com a Se­cre­ta­ria Mu­ni­ci­pal de Saú­de, dois ca­sos de fe­bre ma­cu­lo­sa fo­ram con­fir­ma­dos no ano pas­sa­do em BH, sen­do que um me­ni­no de 10 anos mor­reu. Es­te ano, três re­gis­tros ain­da es­tão sob in­ves­ti­ga­ção. Até ago­ra, 48 ma­ca­cos fo­ram en­ca­mi­nha­dos pa­ra la­bo­ra­tó­rio, dos quais 16 tes­ta­ram ne­ga­ti­vo pa­ra a fe­bre ama­re­la, três de­ram po­si­ti­vo (re­gio­nais Ven­da No­va, Cen­tro-Sul e Oes­te) e 29 ca­sos per­ma­ne­cem pen­den­tes de diag­nós­ti­co. A Fun­da­ção Hos­pi­ta­lar do Es­ta­do de Mi­nas Ge­rais (Fhe­mig) não in­for­mou a quan­ti­da­de de ca­sos de pes­soas ví­ti­mas da la­gar­ta Lo­no­mia obliqua, por cau­sa de pro­ble­mas téc­ni­cos que im­pe­di­ram aces­so a da­dos es­ta­tís­ti­cos.


“O ani­mal não é o vi­lão”, ga­ran­te o ecó­lo­go Ale­xan­dre Mag­no Jun­quei­ra Enout, da Fun­da­ção Bio­di­ver­si­tas, cer­to de que si­tua­ção co­mo a que Be­lo Ho­ri­zon­te tem vi­vi­do nos úl­ti­mos me­ses é fru­to de um des­con­tro­le no ecos­sis­te­ma. “As al­te­ra­ções aca­bam por le­var ao au­men­to da po­pu­la­ção ani­mal. Ca­da vez que a área ur­ba­na in­va­de as áreas ver­des na­tu­rais e as pes­soas não sa­bem li­dar com to­dos os ani­mais sil­ves­tres ocor­rem es­sas mu­dan­ças”, afir­ma Ale­xan­dre Mag­no.

Pa­ra o ecó­lo­go, fal­ta pre­pa­ro ao ser hu­ma­no, prin­ci­pal­men­te edu­ca­ção pa­ra con­vi­ver com a fau­na que cer­ca ci­da­des co­mo BH. “É pre­ci­so apren­der a se com­por­tar em am­bien­tais na­tu­rais, e, de mo­do es­pe­cí­fi­co, nos con­do­mí­nios cer­ca­dos de ma­tas”, diz Ale­xan­dre Mag­no, ex­pli­can­do que, em si­tua­ções co­mo a da la­gar­ta em No­va Li­ma, tor­na-se im­por­tan­te apren­der a evi­tá-las pa­ra pre­ve­nir quei­ma­du­ras. Uma das so­lu­ções pa­ra aler­tar a po­pu­la­ção es­tá na ado­ção de di­re­tri­zes no sen­ti­do de orien­tar as pes­soas so­bre ocu­pa­ção dos es­pa­ço e de criar in­fraes­tru­tu­ra pa­ra se­gu­ran­ça. 

Cuidado com as crianças

Com as fé­ri­as de ju­lho pró­xi­mas, é bom fi­car es­per­to e evi­tar sur­pre­sas de­sa­gra­dá­veis com as crianças. No sá­ba­do, foi aten­di­do no Pron­to-So­cor­ro Jo­ão XXIII, na re­gi­ão hos­pi­ta­lar da ca­pi­tal, o pe­que­no Gabriel. Ele foi quei­ma­do pe­la Lo­no­mia obliqua, ti­da co­mo uma das mais ve­ne­no­sas da espécie. No mo­men­to, ele es­ta­va nu­ma área com brin­que­dos no Bair­ro Vi­la da Ser­ra, em No­va Li­ma, e foi so­cor­ri­do pe­los pais. Por sor­te não te­ve com­pli­ca­çõ­es e se re­cu­pe­ra bem.

A mãe de Ga­bri­el, Va­nes­sa Gre­co, con­tou que es­ta­va em um even­to ao ar li­vre, na Rua das Flo­res, quan­do o me­ni­no che­gou cho­ran­do com uma quei­ma­du­ra no dedo. “Pa­re­cia uma quei­ma­du­ra de pa­ne­la quente. Fo­mos até o lu­gar em que ele es­ta­va brin­can­do e vi­mos que a ár­vo­re na qual ele en­cos­tou es­ta­va com a ba­se to­ma­da por la­gar­tas”, dis­se a mãe. Bom­bei­ros ci­vis que es­ta­vam no lo­cal iden­ti­fi­ca­ram a es­pé­cie e ins­truí­ram a mãe a pro­cu­rar aten­di­men­to médico. Eles tam­bém re­mo­ve­ram os mon­tes de la­gar­tas da ár­vo­re e iso­la­ram a área. Es­pe­ci­a­lis­tas aler­tam pa­ra os ris­cos de en­ve­ne­na­men­to pe­la Lo­no­mia, que po­de le­var à mor­te e cau­sar he­mor­ra­gi­as graves.

CON­VI­VÊN­CIA Pa­ra Adri­a­na Ara­ú­jo, in­te­gran­te do Mo­vi­men­to Mi­nei­ro pe­los Di­rei­tos dos Ani­mais, a im­plan­ta­ção de po­lí­ti­cas pú­bli­cas que vi­sem não ao com­ba­te, mas ao bem-es­tar e à ma­nu­ten­ção sau­dá­vel dos ani­mais po­de­ria ao me­nos di­mi­nuir os con­fli­tos do ti­po e zo­o­no­ses em Be­lo Horizonte. “É pre­ci­so que as ges­tõ­es se mo­bi­li­zem de mo­do a ma­pe­ar do­en­ças e co­le­tar in­di­ca­do­res pa­ra sa­ber o que fa­zer e quan­do agir, de mo­do que hu­ma­nos, ani­mais e o meio am­bi­en­te co­mo um to­do per­ma­ne­ces­sem saudáveis.”

O ma­ne­jo éti­co, que con­sis­te no con­tro­le po­pu­la­ci­o­nal de ani­mais de for­ma res­pei­to­sa, em pro­ce­di­men­tos co­mo a cas­tra­ção, a mi­cro­chi­pa­gem e o mo­ni­to­ra­men­to cons­tan­te é apon­ta­do co­mo ação mais que ne­ces­sá­ria pa­ra o con­ví­vio sau­dá­vel en­tre espécies. Adri­a­na des­ta­ca, ain­da, que é in­dis­pen­sá­vel que a po­pu­la­ção se­ja edu­ca­da, por meio de car­ti­lhas e cam­pa­nhas cons­tan­tes, pa­ra con­vi­ver com os animais. Além dis­so, ela afir­ma que é ne­ces­sá­rio apli­car a Lei 22.231, de 2016, que dis­põe so­bre os maus-tra­tos con­tra ani­mais no estado.

*Es­ta­gi­á­ria sob a su­per­vi­são do edi­tor An­dré Gar­cia


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)