
No HC, estão programados 41 exames de ressonância magnética (crânio, abdômem superior e coluna lombar) e 120 tomografias, além de dez cirurgias de implante de marcapasso. O mutirão é direcionado para pacientes regulados, ou seja, pessoas que já estão inscritas no SUS à espera de um dos três procedimentos. Eles serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte (SMSa). O objetivo é atender à demanda de exames de alto custo do SUS, diminuindo a fila de espera.
Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o evento mostra a relevância da Rede Ebserh para o usuário do SUS. “Essa mobilização dos hospitais universitários se dá pela busca da melhoria do sistema público de saúde. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa, além de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica”, ressaltou Morais.
A ação integra o 2º Mutirão Nacional da Rede Ebserh, que realizará mais de oito mil procedimentos nos 39 hospitais universitários filiados à estatal, localizados nas cinco regiões do Brasil.
*Estagiária sob supervisão da subeditora Ellen Cristie
