(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Parque Jacques Cousteau reabre nesta quinta-feira após fechamento por febre amarela

Unidade do Bairro Betânia havia sido fechada em fevereiro após mortes de macacos com suspeita da doença e volta a ficar à disposição da população


postado em 18/05/2017 06:00 / atualizado em 18/05/2017 07:53

Mirna de Moura*

Entrada do Parque Jacques Cousteau: unidade volta a receber visitantes depois de pouco mais de três meses interditado pela Secretaria de Saúde(foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS - 07/03/2017)
Entrada do Parque Jacques Cousteau: unidade volta a receber visitantes depois de pouco mais de três meses interditado pela Secretaria de Saúde (foto: Alexandre Guzanshe/EM/D.A PRESS - 07/03/2017)
Depois da autorização da Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) na segunda-feira, os parques que foram interditados por conta do surto de febre amarela são reabertos aos poucos em Belo Horizonte. A partir de hoje, o Parque Municipal Jacques Cousteau, no Bairro Betânia (Região Oeste) voltará a receber visitantes.

Como medida preventiva, a área verde havia sido fechada para visitação em fevereiro, depois de três macacos terem sido encontrados mortos no local. Seus 335 mil metros quadrados, que chegaram a comportar um depósito de lixo, hoje, graças a uma revitalização, abrigam brinquedos, uma trilha ecológica, além de espaços de convivência e uma academia a céu aberto.

O primeiro parque a reiniciar as atividades, paralisadas havia quase três meses, foi o Parque das Mangabeiras, na Região Centro-Sul. A visitação, retomada na terça-feira, está momentaneamente está restrita a estudantes da rede municipal. Segundo a Prefeitura de Belo Horizonte, não há previsão para a reabertura completa do espaço, pois obras de manutenção de equipamentos estão em andamento.

Sobre o Parque da Serra do Curral, localizado próximo ao  das Mangabeiras, a assessoria da prefeitura informou que, por enquanto, o local permanecerá fechado por conta de readequação do quadro de funcionários da unidade. Há possibilidade de que os portões sejam reabertos na semana que vem.

Testes em primatas
Por meio de nota divulgada na ter;a-feira, a secretaria recomendou que “os frequentadores dos parques tenham atenção em relação à vacinação”. A prefeitura se comprometeu, no texto, a manter o monitoramento de morte de macacos, na prevenção e controle da febre amarela. Segundo a SMSA, houve redução do número de mortes atípicas de macacos em Belo Horizonte.

Dos testes de 45 animais encontrados mortos em Belo Horizonte, 11 deram negativo para a doença, três deram positivos (regionais Venda Nova, Centro-Sul e Oeste) e 31 permanecem pendentes. Outro fator para reabertura dos parques é a avaliação de que Minas Gerais já está com a situação de surto sob controle. (* Sob supervisão do editor André Garcia)

Serviço O Parque Jacques Cousteau fica na Rua Augusto José dos Santos, 366, Bairro Betânia. Funciona de terça-feira a domingo, das 8h às 18h. A entrada é franca. Informações: (31) 3277-5972 (*Sob a supervisão do editor André Garcia).

Raio-x dos parques


Veja como está a situação dos três espaços fechados em Belo Horizonte por conta do surto de febre amarela:


Parque das Mangabeiras: interditado em fevereiro, o espaço foi reaberto na terça-feira apenas para atividades com alunos da rede pública de ensino. Não há previsão para retomada da visitação.

Parque Jacques Cousteau: também fechado no início do ano, a área verde será reaberta hoje à população.

Parque da Serra do Curral: a unidade segue fechada sem previsão de reabertura, por conta de readequação do quadro de funcionários, segundo a PBH. Há possibilidade de retomada na semana que vem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)