(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Hospital da Baleia aumenta a capacidade de atendimento de radioterapia

Novo acelerador linear vai permitir atender 140 pacientes diariamente em todos os turnos, duplicando o número de sessões de radioterapia na unidade


postado em 17/05/2017 22:12

Novo equipamento trata com precisão determinados tipo de câncer(foto: Hospital da Baleia/Divulgação)
Novo equipamento trata com precisão determinados tipo de câncer (foto: Hospital da Baleia/Divulgação)
O número de atendimentos de pacientes no Centro de Radioterapia do Hospital da Baleia duplicou. De 70 sessões diárias, agora a unidade passa atender 140 pacientes/dia, com a implantação do novo acelerador linear para atender adultos e crianças, em todos os turnos.

O acelerador é um equipamento que trata, com alta precisão, determinados tipos de câncer, de forma rápida, com menos efeito colateral e preservando os órgãos sadios próximos ao tumor. Cerca de 60% dos pacientes com câncer precisam de radioterapia.

Referência em atendimento oncológico em Minas Gerais, o Hospital da Baleia realizou 35 mil sessões de quimioterapia e radioterapia no ano passado. A instituição recebe pacientes de 82% dos municípios mineiros e oferece toda a linha de cuidado, desde a consulta oncológica aos cuidados específicos, como cirurgias.

A operação de um novo acelerador linear vai contribuir para reduzir a fila dos pacientes que esperam por esse tipo de tratamento, já que essa prestação de serviço está suspensa em várias unidades hospitalares do estado, por falta de estrutura e manutenção dos equipamentos.

 Atualmente, grande parte da assistência oncológica do Hospital da Baleia, incluindo a radioterapia, beneficia pacientes do SUS, mas os serviços também são extensivos aos convênios médicos e atendimentos particulares.

Inaugurado em 2013, o Centro de Radioterapia do Hospital da Baleia oferece estrutura moderna e tecnologia de ponta. Conta com uma confortável sala de espera, estacionamento, consultórios e brinquedoteca. Além do acelerador linear, presta serviços de estereotáxica fracionada; portal vision; radioterapia conformacional 3D; tomógrafo dedicado; radioterapia com intensidade modular; softwares específicos para planejamento de tratamento; e equipe multidisciplinar especializada (assistente social, fonoaudiólogo, nutricionista, psicólogo).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)