(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Saque a escola de Itabira causa prejuízo de R$ 70 mil

Foram levados micro-ondas, máquinas fotográficas, retroprojetores, notebooks, computadores, merenda escolar, entre outros artigos


postado em 15/05/2017 20:02 / atualizado em 16/05/2017 16:41

(foto: Átila Lemas/Divulgação)
(foto: Átila Lemas/Divulgação)
O terceiro roubo do ano à maior escola pública de Itabira e cercanias, na Região Central do estado, somou um prejuízo de cerca de 70 mil, calculado pela direção da instituição. No saque à Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro, mais conhecida pelos itabiranos como Premen, foram levados micro-ondas, máquinas fotográficas, retroprojetores, notebooks, computadores, merenda escolar, entre outros artigos listados pela diretora, Marilucy Faria.

Quem encontrou o local totalmente revirado na manhã desta segunda-feira foi a equipe de limpeza e serviços gerais, que chega ao colégio às 6h. Os funcionários ligaram para a diretora e para a Polícia Militar, que registrou um boletim de ocorrência. Além de roubar os materiais usados por todos que frequentam a Premen, os ladrões depredaram o que não foi levado. Rabiscaram em mesas e monitores: "Cadê meu dinheiro?" e "se o governo não me dá, eu vou roubar".

Ladrões depredaram os materiais que não roubaram(foto: Átila Lemas/Divulgação)
Ladrões depredaram os materiais que não roubaram (foto: Átila Lemas/Divulgação)
"Foi um roubo muito grande. Há três anos estamos tentando com a prefeitura colocar um segurança, pois a escola vem sendo saqueada há um tempo. Queremos pelo menos uma pessoa durante a noite. É muito desanimador. Custamos a conseguir verbas para substituir o material que havia sido levado da última vez", lastimou a diretora. No saque anterior, os mesmo materiais foram alvos do ataque.

A escola abrange uma área de 22 mil m², tem estrutura poliesportiva e quase 2 mil alunos, que vêm diariamente de toda a região de Nova Era. Hoje, a escola ficou fechada e as aulas suspensas. Amanhã, as atividades retornarão normalmente, bem como está marcada uma conversa entre a diretoria, o prefeito de Itabira, Ronaldo Magalhães, e o secretário municipal de Educação, José Gonçalves, para tratar da segurança do local.

Em nota, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) informou que "todas as providências estão sendo tomadas sobre o furto ocorrido nesta madrugada na Escola Estadual Trajano Procópio de Alvarenga Silva Monteiro, em Itabira. (...) A Superintendência Regional de Ensino (SRE) de Nova Era, responsável pela coordenação da escola, está em contato com a direção para oferecer todo o suporte necessário e as orientações quanto aos procedimentos de registro de patrimônio furtado".

No texto, a secretaria informa que a direção da escola vai providenciar um relatório com levantamento completo dos itens furtados para solicitação de reposição dos equipamentos o mais breve possível. Sobre a segurança do prédio, a superintendência disse que está em contato com a direção da escola para esclarecer sobre a utilização de recursos de manutenção e custeio para compra de câmeras de vigilância e itens de segurança.

RB


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)