(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Alunos de Bento Rodrigues estão juntos em nova escola inaugurada em Mariana

Depois do rompimento da Barragem de Fundão, em 5 de novembro de 2015, estudantes foram alocados em turmas de uma escola municipal de Mariana


postado em 08/05/2017 23:26 / atualizado em 09/05/2017 21:49

Primeiro dia da escola foi de reencontro e festa entre os alunos(foto: Samuel Consentino/Prefeitura de Mariana)
Primeiro dia da escola foi de reencontro e festa entre os alunos (foto: Samuel Consentino/Prefeitura de Mariana)
As crianças da educação infantil de Bento Rodrigues, subdistrito de Mariana, na Região Central de Minas Gerais, estão estudando juntas novamente. Nesta segunda-feira começaram as aulas de cerca de 100 alunos que foram desabrigados do subdistrito, destruído pela lama de rejeito de minério da Barragem do Fundão, pertencente à Mineradora Samarco, em 5 de novembro de 2015, considerado o maior desastre socioambiental do país.

Desde então, os colegas de turma de Bento Rodrigues foram alocados na Escola Municipal Dom Luciano, no Bairro Rosário, junto com alunos que já estavam matriculados na instituição. Agora, essas crianças da educação infantil até o 9º ano, estão juntas na nova escola do subdistrito, inaugurada nesta segunda em prédio com sete salas de aula na Avenida Nossa Senhora do Carmo, no Bairro Vila do Carmo, local escolhido pelos pais e professores.

O prédio escolar será destinado aos estudantes de Bento Rodrigues, até que seja reconstruída a nova comunidade. “Um dia especial para todos nós. Um dia de recomeço para todas as crianças e professores. É um ambiente totalmente novo, mas vamos manter as turmas para que a mudança seja a menos perceptível possível”, destacou o prefeito de Mariana, Duarte Júnior.

A diretora, Eliene Geralda, demonstrou grande satisfação em ter a escola e seus alunos de volta. "Acho que é um momento único. Agradecemos muito as pessoas que fizeram isso acontecer. É importante demais ver o sorriso no rosto de cada criança, de cada aluno. Isso não tem preço”, disse, emocionada.

Para a secretária de Educação, Juliana Alves, o espaço foi pensado com carinho e escolhido democraticamente com os pais e professores.“Pensamos em tudo, em cada detalhe, porque sabíamos da importância desse momento para as nossas crianças. É o recomeço de um ano letivo que será recheado de amor de cumplicidade”, disse. 

A nova Escola de Bento Rodrigues foi inaugurada pela Prefeitura de Mariana e pela Fundação Renova, que foi instituída para recuperar os danos socioambientais e econômicos decorrentes do desastre provocado pelo rompimento da barragem.
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)