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Estado de Minas

Fila chega a 22 quilômetros na BR-040 por conta de tombamento de carreta com ácido

Congestionamento alcançou 12 Km no sentido BH e 10 Km no sentido Rio. Expectativa da Polícia Rodoviária Federal é iniciar a liberação em uma hora


postado em 03/03/2017 18:08 / atualizado em 03/03/2017 18:18

Fila no Km 559 da BR-040 no sentido Rio, a sete quilômetros do ponto do acidente. Engarrafamento atingiu 10 Km neste sentido, segundo a Via-040(foto: Túlio Santos/EM/D.A PRESS)
Fila no Km 559 da BR-040 no sentido Rio, a sete quilômetros do ponto do acidente. Engarrafamento atingiu 10 Km neste sentido, segundo a Via-040 (foto: Túlio Santos/EM/D.A PRESS)
Com um fechamento que já beira 12 horas por conta do tombamento de uma carreta carregada com ácido em Nova Lima, na Grande BH, a BR-040 registra o maior engarrafamento do dia segundo a Via-040, concessionária responsável pelo trecho. São 12 quilômetros de filas neste momento em direção a Belo Horizonte e 10 Km em direção ao Rio de Janeiro, a partir do Km 566,3 da rodovia federal.

O transtorno inviabiliza o desvio mais viável que existia mais cedo, quando ainda era possível seguir para o Rio de Janeiro passando pela BR-356, Ouro Preto e Ouro Branco, na Região Central, antes de chegar em Congonhas e retomar o caminho rumo ao estado fluminense e à Zona da Mata. Em alguns momentos do dia chegou a ser possível usar o trevo de acesso ao Condomínio Alphaville para seguir para Ouro Preto, o que ficou inviável com o aumento da fila.

Apesar de todo o transtorno, a Polícia Rodoviária Federal informou que dentro de uma hora o trânsito deverá estar pelo menos parcialmente liberado. No local, a carreta carregada com 18 bombonas, cada uma com cerca de uma tonelada de ácido para ser usado na mineração acabou despejando a carga e houve vazamento no local, inviabilizando o tráfego.

Uma empresa de São Paulo contratada pelo Grupo Beira Rio, responsável pelo transporte, teve que ser acionada e encontrou desafios, como a sucção do produto que vazou e o transbordo da parte do ácido que não vazou e ficou acondicionada em algumas bombas.

Sem a opção pela 356 passando pelo Alphaville restaram duas opções perto do local do acidente apenas para carros pequenos. A primeira é a passagem por Nova Lima, Rio Acima e Itabirito, que inclui 25 quilômetros de terra, antes de chegar na BR-356 e seguir para Ouro Preto, Ouro Branco e Congonhas.

A segunda é a passagem pelo Bairro Jardim Canadá, usando caminhos por Casa Branca (Distrito de Brumadinho) e Piedade do Paraopeba até o retorno para a BR-040 pouco depois do ponto do tombamento. Para caminhões pesados o caminho ficou inviável com o tamanho do congestionamento. Desvios só são viáveis mudando muito a rota. Uma possibilidade é ir até São João del-Rei pela BR-381 e depois acesso de volta à 040, que pode ser feito por Congonhas ou Barbacena.


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