(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Fiéis são convidados a defenderem a natureza durante missa em Montes Claros

Celebração realizada na noite desta quarta-feira na Catedral de Nossa Senhora Aparecida teve a participação de centenas de pessoas


postado em 01/03/2017 20:26 / atualizado em 02/03/2017 10:05

Painéis foram instalados na coluna do templo com informações sobre os biomas (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)
Painéis foram instalados na coluna do templo com informações sobre os biomas (foto: Luiz Ribeiro/EM/D.A.Press)
A proteção do meio ambiente é o foco da Igreja Católica na Campanha da Fraternidade deste ano lançada nesta Quarta-Feira de Cinzas em todas as paróquias pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). A campanha tem como lema "Fraternidade: biomas brasileiros e defesa da vida". O objetivo é a mobilização em defesa dos biomas brasileiros ameaçados pela degradação ambiental: Amazônia, cerrado, Pantanal, caatinga, Mata Atlantica, manguezais e pampas.

Em Montes Claros, Norte de Minas, a Campanha da Fraternidade foi lançada durante a missa das Cinzas, celebrada nesta quarta-feira feira à noite na Catedral de Nossa Senhora Aparecida, o maior templo da cidade, acompanhada por centenas de fieis. A catedral foi decorada com banners com informações sobre os biomas brasileiros, expostos nas colunas da igreja.

A celebração foi presidida pelo padre Waldomiro Soares Machado, o Frei Waldo, que chamou atenção para o proteção do meio ambiente. "Tem muita gente destruindo (a natureza). Mas os nossos biomas continuam de pé. Eles estão gritando por socorro ", alertou o religioso.

Nos banners afixados dentro da Catedral de Montes Claros foram disponibilizadas diversas informações sobre os ecossistemas brasileiros, tais como extensão territorial, estados que atingem e características.


A catedral pretende mobilizar a comunidade para discussão do tema da campanha. Para isso está marcado para 25 de março, um simpósio sobre a questão. De acordo com o conselheiro paroquial, Eduardo Paixão, o objetivo é reunir ambientalistas, técnicos, e integrantes de ongs para discutir e implementar propostas conservacionistas.

O Norte de Minas é uma região que há anos sofre muito com a degradação ambiental que gera o secamento dos rios, agravado pelo problema da seca. Essa parte do estado enfrente estiagens prolongadas há quatro anos e atualmente é crítica a situação do abastecimento de água de Montes Claros, tendo em vista que a Baragem do Rio Juramento (sistema Rio Verde Grande) está com 34% da sua capacidade. ACopasa estuda uma captação emergencial para o município em outro manancial.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)