(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Febre amarela faz mais duas vítimas e chega a 40 o número de mortes

Dados do boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde mostram que já são 486 casos notificados no estado, dos quais 84 foram confirmados. Outros 57 óbitos são investigados


postado em 26/01/2017 19:32 / atualizado em 26/01/2017 19:58

(foto: Ana Trindade/divulgação)
(foto: Ana Trindade/divulgação)
Já chega a 40 o número de mortes por febre amarela silvestre em Minas no surto que é considerado o pior do Brasil desde os últimos 14 anos. Dados do boletim epidemiológico divulgado na tarde desta quinta-feira pela Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostra ainda que 57 óbitos estão sendo investigados.

O total de casos notificados da doença no estado já chega a 486, dos quais 84 foram confirmados. Em relação aos números de ontem, o boletim de hoje eleva em dois o total de mortes confirmadas e em 15 o total de casos confirmados. O surto em Minas já atingiu um raio de 50 municípios que tiveram notificação de casos de febre amarela silvestre.

O atual cenário epidemiológico da enfermidade revela ainda que entre os óbitos confirmados 90%, ou seja, 29 pacientes, eram do sexo masculino, com média de idade de 43,9 anos. Já no total de casos confirmados, 86% são homens e 14%, mulheres.

Foram considerados casos confirmados, aqueles que apresentaram exame laboratorial detectável para a doença; exame laboratorial não detectável para dengue; histórico vacinal; sinais e sintomas compatíveis com a definição de caso e exames complementares que caracterizam disfunção renal/hepática.

Com 21 casos notificados da doença, o município de Ladainha, no Vale do Jequitinhonha, é o município com maior número de mortes: são 10. A região no entorno da cidade teve ampliação da oferta de exames para garantir a cobertura do atendimento 24 horas à população.

Na lista de mortes, seguem os municípios de Teófilo Otoni (5), Ipanema (4), Itambacuri (3), Piedade de Caratinga (2), Malacacheta (2), Imbé de Minas (2), São Sebastião do Maranhão (2), Poté (2), Conceição de Ipanema (1), Novo Cruzeiro (1), Setubinha (1), José Raydan (2), Ubaporanga (1).

Os municípios com rumor de morte de macacos, o que é indício da presença do vírus da febre amarela, já chega a 79. Em 19 deles foram recolhidos primatas que estão sendo investigados.

 Em parceria com o Ministério da Saúde e as secretarias municipais de Saúde, a SES está recomendando a vacinação de rotina em todo o estado e intensificando a vacinação em municípios prioritários. Já foram distribuídas 1,6 milhão de doses de vacina para atender ao reforço vacinal e destas 878,4 mil doses já foram aplicadas.

Por outro lado, o Governo do estado informa que também investiu na contratação de leitos extras em hospitais das regiões afetadas, para atendimento de pacientes com suspeita ou confirmação de febre amarela. Serão144: 114 já estão abertos e 40 em fase final de negociação. Do total 110 são leitos clínicos, 20 são leitos de UTI, e 14 leitos semi-intensivos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)