(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vacinação contra febre amarela é retomada na zona rural de Januária

A preocupação maior é com Várzea da Palma, onde um pedreiro passou antes de sentir os sintomas da doença e morrer no Distrito Federal


postado em 24/01/2017 16:43

Foi retomada nesta terça-feira a vacinação contra a febre amarela na zona rural de Januária, Norte de Minas, com a chegada ao município de 40 mil doses de vacina disponibilizada pela Secretaria de Estado de Saúde (SES). As equipes de vacinação percorrem as comunidades, com maior atenção para a localidade de Várzea Bonita, próximo a São Joaquim. O motivo é que Várzea Bonita foi identificado como o local onde, provavelmente, foi contaminado o homem (um pedreiro, de 40 anos), oriundo da região que morreu em Brasília (DF), no último dia 18, com sintomas característicos da doença. As mortes de macacos também geraram apreensão no município.

O fato despertou maior preocupação das autoridades, pois, se a causa da morte do pedreiro for confirmada como febre amarela será o primeiro caso da moléstia no Norte do estado. Até então, o surto da febre se restringia a municípios situados no Vale do Rio Doce, com registros de casos também no Espírito Santo e em São Paulo. Em algumas localidades da zona rural de Januária, a vacinação será feita nas casas dos moradores.

As ações preventivas foram iniciadas em São Joaquim (101 quilômetros da sede do município) e comunidades vizinhas desde o último dia 17, quando foi divulgada a notícia do morador da região com sintomas da febre amarela em Brasília. Ele viajou de ônibus e morreu depois de chegar ao Distrito Federal. Mas, com a grande procura na última sexta-feira os estoques de vacina foram zerados, tanto em São Joaquim como na sede de Januária.

Na manhã desta terça-feira, foram definidas as novas estratégias das ações preventivas, por meio de videoconferência entre servidores da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado de Saúde, coordenadores e enfermeiros de Januária envolvidos na campanha de vacinação contra a febre amarela.

As ações foram priorizadas na região de Várzea Bonita, onde a vacinação já foi iniciadae prossegue até o próximo sábado. Foi elaborado um roteiro, com a previsão da presença das equipes de vacinadores nas casas de moradores, igrejas e sedes de associações comunitárias em 16 localidades rurais. A partir da próxima segunda-feira, a vacinação será reiniciada na região de São Joaquim, onde deverão ser atendidas 14 localidades até o 2 de fevereiro.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)