(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Caso suspeito e mortes de macacos aumentam apreensão com a febre amarela em Montes Claros

Moradores procuram postos de vacinação. Ações contra a febre amarela foram reforçadas em Januária


postado em 24/01/2017 11:23 / atualizado em 24/01/2017 20:34

A mobilização das autoridades e a corrida da populaçãoo aos postos de vacinação diante do avanço da febre amarela, também ocorrem em Montes Claros (Norte de Minas).  No início da noite desta terça-feira, o Centro de Controle Zoonoses de Montes Claros descartou caso suspeito de febre amarela de uma mulher internada em hospital público da cidade. Os exames da paciente - que se recuperou e passa bem, deram resultado negativo para febre amarela. Também estão sendo investigadas as mortes de macacos no município.

Na mesma região, são reforçadas as ações contra a febre amarela na zona rural de Januária, depois de confirmada a morte de um morador do município, em decorrência da moléstia, na semana passada. O obito ocorreu em Brasilia (DF), para onde o paciente viajou de ônibus dois dias antes de morrer.

O técnico Edvaldo Freitas, do Centro de Controle de Zoonoses de Montes Claros, disse que uma mulher de 30 anos deu entrada em hospital da cidade com suspeita de febre amarela na semana passada. A paciente foi isolada no hospital, onde permanece internada, em recuperação. Foram recolhido material para exame laboratorial, cujo resultado ainda é aguardado. O hospital não confirmou o caso suspeito.

Por outro lado, informou Freitas, a equipe da Secretaria Municipal de Saúde tomou as medidas preventivas, com borrifação na área onde a paciente do caso suspeito reside, o Bairro Alterosa, na Região do Grande Maracanã). Também foi feita a busca ativa, verificando os locais percorridos pela mulher, sendo constatado que, recentemente, ela esteve em localidades rurais de Coração de Jesus e Varzelândia, no Norte de Minas.

Edvaldo Freitas revelou que também são investigadas  mortes de primatas ocorridas no município neste mês. Um dos casos investigados é o de um de macaco morto encontrado em um condomínio, perto do Parque Guimarães Rosa (área de preservação), na região Sul de Montes Claros, no último domingo. Também foram encaminhados para exames materiais de macacos mortos encontrados na zona rural do município de Montes Claros (na localidade de Peri-Peri e próximo ao limite com o município de Glaucilândia).

Além disso, no último fim de semana, o Corpo de Bombeiros encontrou um macaco debilitado próximo ao Bairro Todos Santos. O animal foi levado para o Centro de Controle de Zoonoses, para ser submetido a exames e tratamento.
 
Conforme o técnico do CCZ, a vacinação contra a febre amarela  está sendo realizada em 18 postos de vacinação de Montes Claros, com muita procura. Ele orienta que qualquer pessoa que perceber a morte de macacos na zona rural deve ligar imediatamente para o Centro de Controle de Zoonoses, que vai recolher material para exame em laboratório e providenciar as medidas de prevenção contra a febre amarela na região onde o fato ocorreu. 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)