(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas já registra média 21,4 casos prováveis de dengue por dia em 2017

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgou balanço nos primeiros nove dias deste ano. No período, foram notificados 193 casos suspeitos de dengue


postado em 13/01/2017 14:29 / atualizado em 13/01/2017 15:02

Secretaria de Saúde convocou a população para eliminar focos do mosquito nas casas(foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press -)
Secretaria de Saúde convocou a população para eliminar focos do mosquito nas casas (foto: Edésio Ferreira/EM/DA Press -)

Com o período quente e com chuva, Minas Gerais volta a se preocupar com as doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. Em apenas nove dias, o estado já notificou 193 casos suspeitos de dengue, média de 21,4 a cada 24 horas. Os dados foram divulgados na tarde desta sexta-feira. No ano passado, foi registrado o maior número de notificações da doença dos últimos 10 anos. No total foram 528.244, com 254 mortes.

A incidência do mosquito Aedes aegypti deve preocupar ainda mais nos próximos meses. Segundo a SES, o período de maior concentração das doenças transmitidas por ele são em março e abril, o que vai demandar uma atenção dos moradores. A aposta do estado é exatamente essa. Em dezembro, convocou a população para o combate.

Foram repassados R$ 66 milhões aos municípios para ações de combate à dengue e às outras duas doenças associadas ao Aedes, segundo a Secretaria Estadual de Saúde (SES). Com o novo montante, de R$ 37 milhões, as cidades poderão investir nas ações dos agentes de combate a endemias, como compra de bombas para dispersão de inseticida, compra de carros e de combustível, capacitação e deslocamento das equipes, entre outros. Segundo o subsecretário de Vigilância e Proteção à Saúde de Minas Gerais, Rodrigo Said, 90% dos criadouros estão dentro das casas.

Zika e chikungunya

A SES ainda não notificou casos de chikungunya em 2017. No ano passado, segundo dados divulgados pela pasta, o Estado teve 497 pessoas infectadas pela doença. Vale ressaltar o a grande concentração em março e abril, quando foram registradas 91 e 92 notificações, respectivamente.

Seguindo orientações do Ministério da Saúde, a classificação dos casos de microcefalia vão mudar. Agora, será levado o protocolo de infecções congênitas chamadas de Storch + Zika. A sigla é formada por um grupo de doenças infecciosas que acometem o recém-nascido, como sífilis congênita, toxoplasmose congênita, rubéola congênita, citomegalovirose congênita e herpes simples congênito. Em 2016, foram notificados 14.464 casos prováveis de zika em Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)