(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

União reconhece situação de emergência de Resplendor

O reconhecimento foi publicado na edição desta terça-feira do Diário Oficial da União (DOU)


postado em 20/12/2016 15:11 / atualizado em 20/12/2016 15:19

Distrito de Nicolândia foi destruído pelo temporal e cinco pessoas morreram(foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)
Distrito de Nicolândia foi destruído pelo temporal e cinco pessoas morreram (foto: Beto Novaes/EM/D.A Press)

Resplendor, cidade da Região do Rio Doce, vai poder contar com o apoio da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil (Sedec-MI) para enfrentar os problemas causados pela chuva. O município, e alguns de seus distritos, foram castigados por temporais em novembro deste ano e início de dezembro. Cinco pessoas morreram e centenas de famílias foram desabrigadas na comunidade de Nicolândia. O Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência nesta terça-feira. A decisão foi publicada no Diário Oficial da União (DOU).

O reconhecimento garante o acesso das Prefeituras às ações de apoio da Sedec-MI para socorro, assistência, restabelecimento de serviços essenciais e recuperação das áreas danificadas. “Além de assegurar o apoio financeiro, material e logístico, complementar à atuação dos estados e municípios, o reconhecimento federal também viabiliza o acesso à outras medidas emergenciais como a renegociação de dívidas no setor de agricultura junto ao Banco do Brasil, a aquisição de cestas básicas, a retomada da atividade econômica com apoio do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), entre outros benefícios”, afirmou o Ministério da Integração Nacional, em nota.

O município terá que apresentar um Plano de Trabalho ao Ministério da Integração Nacional, por meio do Sistema Integrado de Informações sobre Desastres (S2ID), para receber o apoio. A medida tem vigência de 180 dias.

Os temporais castigaram Resplendor neste ano. Em novembro, um temporal provocou uma tromba D'água no distrito de Nicolândia. Três córregos que cortam a comunidade encheram e arrasaram vários imóveis. O Estado de Minas esteve no local e mostrou a destruição. Antes mesmo de entrar da cidade, já é possível notar a força que água adquiriu. A ponte sobre o Córrego Floriano Vitt sofreu avarias e foi interditada e só foi liberada depois de ser soterrada.

Quatro pessoas morreram. Hermínio Gomes, de 64 anos, Hildo Damasceno, de 73, que era cadeirante, Rita de Fátima Rufino, de 42, e o marido dela, Roberto Carlos Rufino, de 46. Ainda está desaparecido o corpo de Maria Soares Ferreira, de 68.

Seca

Enquanto uns municípios mineiros sofrem com os temporais outros têm problemas com a seca. Na última semana, o Ministério da Integração Nacional reconheceu a situação de emergência em Itacambira (estiagem), Pai Pedro (seca), Pedras de Maria da Cruz (seca) e Verdelândia (seca), ambas na Região Norte do Estado. A medida tem vigência de 180 dias


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)