(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Balanço da Defesa Civil mostra estragos em BH; bairros têm asfalto destruído

Somente nas últimas 24 horas foram 108 pedidos de atendimento, sendo 33 sobre enchentes ou alagamentos


postado em 13/12/2016 12:52 / atualizado em 13/12/2016 13:06

Buraco na Rua Maria Martins, Bairro Juliana, Região Norte de Belo Horizonte(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Buraco na Rua Maria Martins, Bairro Juliana, Região Norte de Belo Horizonte (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec) divulgou, nesta terça-feira, o balanço dos estragos causados pelas chuvas em Belo Horizonte nas últimas 24 horas. Ao longo da manhã, a reportagem do EM percorreu alguns bairros das regiões Norte e Venda Nova e constatou diversos danos, como ruas onde parte do asfalto cedeu, além de muita sujeira.  

Segundo a Comdec, de segunda até esta terça-feira, foram 108 solicitações de atendimento em função das chuvas na cidade, a maioria na Região Norte. Lá, foram 34 ocorrências. Dos 17 chamados comunicando alagamentos e outros 16 sobre enchentes ou inundações em Belo Horizonte, 22 foram na Região Norte. Logo em seguida, vem Venda Nova, com 27 solicitações à Defesa Civil, sendo oito sobre alagamentos.

A Avenida Vilarinho, em Venda Nova, registrou a terceira enchente desde o início do período chuvoso. Na noite de ontem, passageiros de dois ônibus ficaram ilhados no meio da Avenida Vilarinho. Funcionários da prefeitura trabalhavam na limpeza da via.

No Bairro Jardim Felicidade, na Região Norte da cidade, quatro meninas foram arrastadas pela enxurrada na manhã de hoje quando seguiam para a escola. Duas delas são irmãs e ficaram presas debaixo de um carro. Elas estão internadas no Hospital Risoleta Neves em estado grave.

Ainda na Região Norte, parte da Rua Maria Martins, no Bairro Juliana, cedeu durante o temporal. Parte da pista não aguentou a força da água e desabou. Pela manhã ainda era possível ver um grande volume de água saindo da canaleta sob a via. O trecho foi isolado, deixando o trânsito apenas em uma pista estreita.

Erosão também atingiu rua no Bairro Xodó Marize (foto: COP/Divulgação)
Erosão também atingiu rua no Bairro Xodó Marize (foto: COP/Divulgação)
A mesma situação é encontrada na Rua Luiz Franzen de Lima, no Bairro Xodó Marize. De acordo com a Defesa Civil, o deslizamento de uma enconsta comprometeu a lateral da pista. A BHTrans foi chamada para isolar o trecho.

Chuva acima da média na Pampulha


A Defesa Civil de BH também divulgou o acumulado de chuvas por regional em dezembro. Até as 7h desta terça-feira, a Região da Pampulha foi a que registrou o maior volume de chuvas, com 331,5 milímetros. A média histórica da capital é de 319,4. Logo em seguida vem a Região Norte, com 312,5 milímetros, Nordeste, com 331,3 milímetros. Em Venda Nova, choveu 291,8 milímetros de chuva. Veja a lista completa:

Barreiro -  274,8
Centro-Sul - 251,4
Leste - 310
Nordeste - 311,3
Noroeste - 213,9
Norte - 312,5
Oeste - 261,3
Pampulha - 331,5 
Venda Nova - 291,8

Média histórica: 319,4 milímetros
Fonte: INMET - Instituto Nacional de Meteorologia

O Corpo de Bombeiros também divulgou um balanço de atendimentos na Região Metropolitana de  Belo Horizonte nas últimas 24 horas. Foram nove ocorrências de corte de árvore caída e risco iminente de queda; na segunda-feira, três pessoas precisaram ser resgatadas em alagamentos e os militares receberam duas chamadas sobre enchentes ou alagamentos. (Com informações de Guilherme Paranaíba)
Ver galeria . 9 Fotos Chuva provoca alagamento e deixa rastro de destruição na Avenida VilarinhoDivulgação/
Chuva provoca alagamento e deixa rastro de destruição na Avenida Vilarinho (foto: Divulgação/ )


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)