(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Polícia é chamada após princípio de tumulto para renovação do Fies

Caso ocorreu em agência da Caixa no Barreiro. Estudantes dormiram na fila para receber senhas


postado em 09/12/2016 11:48 / atualizado em 09/12/2016 13:01

Por volta das 11h, ainda era grande a movimentação de universitários na agência(foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Por volta das 11h, ainda era grande a movimentação de universitários na agência (foto: Jair Amaral/EM/DA Press)
Universitários cadastrados no Programa de Financiamento Estudantil (Fies) enfrentam problemas para renovar o contrato no Barreiro, em Belo Horizonte. Na manhã desta sexta-feira houve  princípio de tumulto em uma agência da Caixa Econômica Federal e a Polícia Militar (PM) foi acionada.

Segundo a Polícia Militar, por volta das 9h, houve uma chamada informando que a distribuição de senhas na agência, que fica na Avenida Afonso Vaz de Melo, foi insuficiente. Os estudantes chegaram a ligar para o Banco Central.

Informações do local dão conta que foram distribuídas apenas 30 senhas, que estudantes dormiram na fila e muitos não foram atendidos. Por volta das 11h, a movimentação na agência ainda era grande. De acordo com a PM, uma equipe foi para o local, mas não foi necessária a intervenção e não houve registro de boletim de ocorrência.

O prazo para renovação dos contratos termina em 15 de dezembro. O processo seria encerrado em 31 de novembro, mas foi prorrogado. De acordo com o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), dos 1,5 milhão de estudantes que devem renovar o financiamento, 980 mil o fizeram até esta manhã.

Os contratos do Fies precisam ser renovados todo semestre. O pedido de aditamento é feito inicialmente pelas faculdades. O pedido de aditamento é realizado inicialmente pelas instituições de educação superior. Em seguida, os estudantes devem validar as informações inseridas pelas instituições no Sistema Informatizado do Fies (SisFies).

Conforme o Portal Brasil, do governo federal, no caso de aditamento não simplificado, quando há alteração nas cláusulas do contrato, como mudança de fiador, por exemplo, o estudante precisa ainda levar a documentação comprobatória ao agente financeiro (instituição bancária) para finalizar a renovação. Nos aditamentos simplificados, a renovação é formalizada a partir da validação do estudante no sistema on-line.

O em.com.br entrou em contato com o Banco Central e aguarda resposta. Por meio de nota, a assessoria e imprensa da Caixa Econômica Federal em Minas informou que a agência do Barreiro conta com cinco empregados exclusivos para o aditamento dos contatos do Fies, e que o atendimento para este tipo de demanda será reforçado. Ainda segundo a Caixa, “de 26 estudantes que foram atendidos na agência essa manhã, apenas 10 (38%) apresentaram todos os requisitos necessários, conforme prevê o programa”. Leia na íntegra: 

"Com relação aos aditamentos de contratos do FIES, a Caixa Econômica Federal informa que o prazo termina no dia 15 de dezembro, quinta-feira. A agência realiza semestralmente o aditamento dos contratos do FIES. A unidade disponibiliza atualmente 5 empregados exclusivos para esse tipo de atendimento. Apesar da agência não ter reclamações de adiantamentos não realizados em semestre anteriores, o atendimento para esse tipo demanda será reforçado.

De 26 estudantes que foram atendidos na agência essa manhã, apenas 10 (38%) apresentaram todos os requisitos necessários, conforme prevê o programa.  O atendimento é finalizado apenas com os requisitos completos e devidamente registrada no site do MEC. O banco orienta que os estudantes estejam atentos às regras para facilitar o atendimento de todos que procuram pelo serviço.

A Caixa ressalta que para realizar o aditamento, o estudante precisa necessariamente apresentar as seguintes condições:

 § Documento de Regularidade de Matrícula (DRM) do tomador, original em caso de aditamento não simplificado;

§ Idoneidade cadastral do(s) fiador(es);

§ Estar adimplente com as parcelas trimestrais de juros na data do aditamento;

§ Mínimo de 75% de aproveitamento acadêmico das disciplinas cursadas no último semestre financiado, salvo exceção concedida pela CPSA;

§ Não haver mais de uma transferência de curso sob amparo do financiamento;

§ Manutenção do prazo máximo de financiamento, salvo exceção concedida pela CPSA para dilatação do prazo.

 Para o aditamento não simplificado é exigida a apresentação do original dos seguintes documentos:

 § DRM emitida pela IES;

§ Documento de identificação e CPF do(s) fiador (es) e respectivo(s) cônjuge(s), quando houver alteração/ inclusão;

§ Comprovante de residência do tomador, do representante legal, caso haja, e do(s) fiador(es), quando houver alteração;

§ Comprovante de renda do(s) fiador(es);

§ Procuração, quando for exigida.

 A cada aditamento não simplificado, conforme prevê o programa, deverá ser apresentada e arquivada no dossiê do estudante cópia do comprovante de renda atualizado do(s) fiador(es) e comprovante de residência atualizado, quando houver alteração de endereço, do tomador, representante legal, caso haja, e fiador(es)."


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)