(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas BH MAIS GENTIL

Conheça Candy Chang, arquiteta que criou o painel "Antes de morrer, eu quero..."

Projeto da arquiteta Candy Chang inspirou mais de 2 mil iniciativas idênticas no mundo, mostrando os anseios das comunidades pela paz, além da empatia criada entre vizinhos


postado em 13/11/2016 06:00 / atualizado em 13/11/2016 09:19

"As pessoas, hoje, estão muito sozinhas, mesmo vivendo no meio de multidões. Os espaços públicos devem estar conectados com a paz, com a harmonia" - Candy Chang, arquiteta e designer (foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
O domingo ensolarado era um convite à contemplação da Lagoa da Pampulha, do patrimônio moderno concebido por Oscar Niemeyer (1907-2012) e das demais belezas que fizeram do conjunto arquitetônico da região de Belo Horizonte Patrimônio Cultural da Humanidade. Olhando atentamente cada detalhe, principalmente o painel de azulejos de autoria de Cândido Portinari (1903-1962) na Igreja de São Francisco de Assis, a arquiteta e designer Candy Chang se mostra interessada em tudo ao seu redor. E afirma, sobre o monumento: “Trata-se de uma arquitetura única, mereceu o título da Unesco (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura). Não tenho religião e vejo as igrejas como espaços para a espiritualidade, a contemplação. A arte, afinal, é uma forma de espiritualidade”.

Norte-americana filha de imigrantes de Taiwan, Candy participou em BH do Festival da Gentileza e conheceu outros pontos da capital, entre eles a Praça da Liberdade, na Região Centro-Sul, onde o evento ganhou corpo na forma de música, dança, literatura, palestras, poemas e arte. Um dos destaques foi o painel “Antes de morrer, eu quero...” (“Before I die, I want...”, em inglês), idealizado pela arquiteta e que já foi erguido em 70 países. “Noto que, em todos os locais por onde passei, há uma preocupação universal. As pessoas escrevem sobre temas como a paz, a harmonia, a busca de um mundo melhor”, informa.

Depois de admirar o painel sobre a vida de São Francisco na igreja da Pampulha e os mosaicos de Paulo Werneck (1907-1987), a “taiuanesa-norte-americana”, como gosta de se declarar, comentou baixinho que estava sendo realizada naquela hora (meio-dia) a cerimônia de um casamento na igrejinha. Como profissional de arquitetura, revelou que tem o foco no planejamento urbano e na ajuda imprescindível para conjugar espaços públicos e saúde mental da população. “As pessoas, hoje, estão muito sozinhas, mesmo vivendo no meio de multidões. Os espaços públicos devem estar conectados com a paz, com a harmonia”, disse Candy, enquanto contemplava a Lagoa da Pampulha.

Painel que acolheu as declarações de moradores de Belo Horizonte e de visitantes que passaram pela Praça da Liberdade será preservado para replicar a experiência na capital (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
Painel que acolheu as declarações de moradores de Belo Horizonte e de visitantes que passaram pela Praça da Liberdade será preservado para replicar a experiência na capital (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
SAÍDAS Casada e sem filhos, Candy Chang mora em Nova Orleans e cresceu em Nova York. A ideia de fazer o painel surgiu há muitos anos, quando sofreu a perda de uma pessoa muito querida, uma senhora a quem considerava quase mãe. “Fiquei muito triste, caí em depressão, pois ela me acompanhou ao longo de muitos anos”, contou. “Essa iniciativa, portanto, tem a ver com gratidão”, acrescentou.

Mergulhada numa tristeza profunda, Candy encontrou um jeito especial de canalizar os sentimentos. Numa casa abandonada no bairro onde mora, ela pintou uma parede e nela escreveu a frase que se tornaria ícone na sua trajetória e ganhou retorno imediato dos vizinhos. A parede rapidamente se encheu com as respostas, de vários tipos, entre profundas e curiosas. Exemplos: Antes de morrer eu quero “...ver minha filha formada”, “...abandonar todas as inseguranças”, “...ter minha mulher de volta”, “...comer todos os doces e sushis do mundo”, “...ser uma sensação do YouTube”, “...dizer à minha mãe que eu a amo” e “...estar completamente sozinho”.

MUNDO AFORA
A parede ganhou atenção global e muitas pessoas, desde então, têm feito contato com Candy para a criação de uma parede em sua comunidade. Entusiasmada, a arquiteta criou um site do projeto e já registra, graças aos seguidores interessados, mais de 2 mil painéis mundo afora, incluindo Iraque, China, Cazaquistão e África do Sul.

“Revelando anseios da comunidade, ansiedades, alegrias e lutas, o projeto mostra como o espaço público pode cultivar o autoconhecimento e a empatia entre os vizinhos”, afirma a arquiteta e designer. “A iniciativa também inspirou dezenas de reproduções que oferecem novas maneiras de nos envolvermos com as pessoas ao nosso redor”, acrescenta.

Certa de que a frase é uma forma de compartilhar “medos e histórias”, a arquiteta e designer que veio a BH a convite dos organizadores do festival e com apoio do consulado americano em Minas e da Fundação Assis Chateaubriand está certa de que há esperança para o mundo. E como foi a primeira a complementar a frase criada por ela mesma, manifestou seu desejo: “Antes de morrer, eu quero... fazer uma biblioteca no deserto”.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)