(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais terá mais chuva nos próximos meses, diz Cemig

Período chuvoso 2016/2017 deve ser mais intenso, segundo a previsão. Cemig preparou plano de atendimento para o período


postado em 10/11/2016 13:02 / atualizado em 10/11/2016 13:07

(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 03/11/2016)
(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A Press - 03/11/2016)
Após alguns anos registrando pouca chuva entre outubro e março, o período chuvoso 2016/2017 deve ficar mais próximo da normalidade, com índices pluviométricos maiores em Minas Gerais, segundo a previsão meteorológica da Cemig. Nesta quinta-feira, a companhia elétrica do estado divulgou o plano de atendimento para os próximos meses.

“A expectativa para esse  período chuvoso é bem melhor do que ocorreu nos últimos anos”, explica o meteorologista da Cemig, Arthur Chaves de Paiva Neto. “Nós temos a expectativa de que a faixa Norte do estado ocorra mais chuvas do que a média histórica. E de um modo geral, em todas as regiões vão ocorrer chuvas acima do que ocorreu nos últimos anos”, explica.

Conforme o meteorologista, nos últimos últimos períodos chuvosos o país esteve sob ação do El Niño ou La Niña, com um ou outro atuando. Os fenômenos favorecem o aumento ou a redução da chuva. Desta vez, as análises meteorológicas sinalizam um período chuvoso sem atuaçãos dos dois.

Segundo ele, as regiões do Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata terão chuva dentro da média histórica. E na faixa Central, onde se encontra Belo Horizonte e  região metropolitana, a expectativa é de que a precipitação fique ligeiramente abaixo da média histórica, chovendo entre 90% e 95% da média.

AÇÕES DA CEMIG
Para tentar minimizar o número de quedas e restabelecer o fornecimento de energia em menor tempo, a Cemig investiu no aumento a capacidade do sistema. Segundo o Superintendente de Relacionamento Comercial com Clientes da Distribuição, Carlos Augusto Reis de Oliveira, nos últimos 12 meses, foram 180 MVA (MegaVolt-Ampere) de potência. Para o ano que vem, o aumento será de 230 MVA.

O reforço se deu com a implantação de quatro novas subestações: BH Calafate, Contagem, Ibirité e Nova Lima 7. Também foram construídos mais 30 quilômetros de novas linhas de distribuição na RMBH.

No próximo ano, entram em operação as as subestações Centro 2, que fica entre a Avenida Afonso Pena e a Rua Aimorés,  Confins e a ampliação da SE BH Pampulha.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)