(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Temperatura vai a 35,3ºC e BH registra o segundo dia mais quente do ano

A previsão é de dia quente e com possibilidade de quebra de recorde de calor nesta quinta-feira. Podem ocorrer pancadas de chuva isoladas na capital mineira


postado em 19/10/2016 17:13 / atualizado em 19/10/2016 17:53

Moradores usaram a criatividade para poder espantar o calor(foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.)
Moradores usaram a criatividade para poder espantar o calor (foto: Juarez Rodrigues/EM/D.A Press.)

As sombras das árvores, prédios e até de pontos de ônibus ficaram disputadas nesta quarta-feira em Belo Horizonte. Os moradores tentavam de qualquer jeito se esconder do calor. Os termômetros marcaram 35,3º C durante a tarde, a segunda maior temperatura do ano e a mais alta da Primavera. Nesta quinta-feira, a situação não deve ser diferente. A previsão é de dia quente e com possibilidade de quebra de recorde de calor. Pode acontecer pancadas de chuvas isoladas na capital mineira, mas que não deve trazer alívio.

Belo Horizonte está há pelo menos sete dias com temperaturas próximas a 30ºC. Desde o início da semana, os termômetros marcam valores acima desta marca. No domingo, foi marcado 30,9ºC, segunda 32,6ºC, terça-feira, 33,5º e nesta quarta-feira ficou em 35,3ºC. O valor se aproximou da maior temperatura do ano, que foi registrada em 18 setembro, pouco antes da chegada da Primavera. Naquele dia, os termômetros atingiram 35,5ºC.

Há um ano, Belo Horizonte também viveu dias com altas temperaturas, inclusive se aproximando do recorde histórico. Em 14 de outubro de 2015, o calor chegou a 37ºC. A marca ficou bem perto da máxima histórica de 37,1ºC, registrada em 30 de outubro de 2012.

O incômodo provocado pelo calor nesta quarta começou logo de madrugada nesta quarta-feira. A capital teve uma das maiores temperaturas mínimas do ano. Os termômetros marcaram 22ºC na estação localizada no Bairro Santo Agostinho, Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Na terça-feira, na Pampulha, a mínima chegou a atingir 22,7ºC.

O calor é provocado por uma massa de ar quente e seca que está sobre Minas Gerais, o que é tipico da Primavera “Outubro e setembro normalmente são quando os recordes de temperatura acontecem. Nesta quinta-feira, vai continuar com a mesma situação de hoje, com a temperatura ficando entre 33ºC e 35ºC. Temos possibilidade de chuva isolada”, explica o meteorologista Cleber Souza, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

Nas ruas, o calor é ainda maior do que os valores registrados nos termômetros, a famosa sensação térmica. “Dá uma diferença considerável de dois a três graus a mais ou a menos. Tem um forte índice de evaporação. Ontem (terça-feira) tivemos um pouquinho de chuva e o resquício de umidade aliado com o calor faz a sensação quente aumentar a sensação térmica”, afirma Luiz Ladeia.

Outra preocupação é com a baixa umidade relativa do ar. Nesta quarta-feira, o índice ficou em 26%, o que é considerado estado de atenção pela Organização Mundial de Saúde (OMS). Para se ter ideia, o valor considerado ideal para os humanos é 60%. Abaixo de 30% pode trazer riscos à saúde. Na quinta-feira, o índice vai ficar entre 25% e 70%

Interior de Minas

As altas temperaturas também atingem cidades do interior de Minas Gerais. Em Unaí, na Região Noroeste, os termômetros marcaram 40,4ºC. Já em Montalvânia, na Região Norte do Estado, a umidade relativa do ar atingiu 17%, o que é considerado estado de alerta. Para esta quinta-feira, está prevista pancadas de trovoadas isoladas nas regiões do Triângulo Mineiro e no Sul de Minas.

Temperaturas nos últimos dias em BH

19/10 – 35,3 ºC
18/10 – 33,5 ºC
17/10 – 32,6 ºC
16/10 – 30,9 ºC
15/10 – 29,8 ºC
14/10 – 29,9 ºC
13/10 – 29,3 ºC


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)