(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dinheiro provoca medo e discórdia entre motoristas do Uber

A regra passou a valer em 21 de julho. Antes, as cobranças eram feitas só com cartão de crédito


postado em 12/10/2016 06:00 / atualizado em 12/10/2016 07:24

A liberação da Uber para pagamento em espécie das corridas contratadas pelo aplicativo tem desagradado parceiros da empresa, que reclamam de falta de segurança e do risco de assalto, devido à circulação com dinheiro. A regra passou a valer em 21 de julho. Antes, as cobranças eram feitas só com cartão de crédito.

O problema é que, com o dinheiro no bolso, o motorista se vê na mira de bandidos e ainda se queixa do tipo de cadastro, considerado pela categoria menos confiável que o feito com os dados do cartão. Um dos condutores, que prefere se indentificar apenas pela inicial W., descreve o medo que sentiu no último sábado, quando foi chamado por meio do aplicativo por um jovem no Bairro Serra, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. Ele conta que assim que entrou no veículo, o rapaz de aproximadamente 18 anos ordenou que ele seguisse até o Aglomerado da Serra, para pegar um colega. Lá os dois disseram, segundo relatou: “Hoje nós vamos rodar a noite inteira e ficar curtindo. E você vai dirigir para a gente”.

W. conta que entre as muitas voltas que ele teve que dar pelas vias estreitas e íngremes do morro passou por pontos de venda e consumo de droga, onde pessoas estavam armadas. “Eles ficaram comigo 54 minutos. Pediram para eu parar várias vezes e, por isso, a corrida deu R$ 30. Compraram uma garrafa de uísque e beberam dentro do carro. Foi horrível. Tive medo de eles fazerem algo comigo”, conta. O motorista disse que os jovens não o ameaçaram nem foram violentos, mas diz ter dúvidas sobre a possibilidade de estarem armados. “Ainda assim, conversaram com pessoas ligadas ao tráfico e que estavam portando armas. Eles só desceram quando uma dessas pessoas disse a um desses passageiros que policiais estavam rondando a área”, lembra.

Após o fato, o motorista disse ter reportado a empresa sobre o problema e solicitou que a cobrança da corrida com dinheiro fosse suspensa. “Com o cadastro do cartão, as informações são mais confiáveis e a corrida é sempre rastreada. Na cobrança com dinheiro, o cadastro pode ser falso e isso nos expõe muito. A empresa se limitou a dizer: ‘Que bom que está tudo bem com você’”, descreveu o motorista.

Por meio de sua assessoria de imprensa, a Uber informou que, ao oferecer a possibilidade de pagamentos em dinheiro, a plataforma busca se tornar cada vez mais democrática e inclusiva, permitindo que ainda mais brasileiros utilizem os serviços dos motoristas parceiros. “A Uber trabalha junto às autoridades para ajudar a esclarecer qualquer tipo de incidente em sua plataforma, dentro dos termos da lei”, informou.

Na época da implantação, a empresa informou que pesquisa feita na Região Nordeste apontou que cerca de 60% dos usuários que iniciavam o cadastramento no aplicativo desistiam no momento em que o número do cartão de crédito era pedido. Com a nova possibilidade, o número de cadastros aumentou em 90%, segundo o gerente de Comunicação do Uber no Brasil, Pedro Prochno.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)