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Estado de Minas

Dirigir com o Uber vira opção para quem quer fugir da crise

Quadro de recessão e desemprego transforma o Uber em alternativa para pessoas que nunca haviam dirigido comercialmente. Até donos de pequenas empresas se renderam


postado em 19/09/2016 06:00 / atualizado em 19/09/2016 08:44

Como muitos parceiros da plataforma, Felipe Barcelos, de 27 anos, assumiu o posto de motorista do aplicativo depois de perder o emprego(foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
Como muitos parceiros da plataforma, Felipe Barcelos, de 27 anos, assumiu o posto de motorista do aplicativo depois de perder o emprego (foto: Marcos Vieira/EM/DA Press)
A crise econômica levou muita gente que jamais havia dirigido um carro comercialmente a se cadastrar no Uber. São pessoas que perderam o emprego ou até têm carteira de trabalho assinada, mas que necessitam complementar a renda. Donos de pequenas empresas também se renderam ao aplicativo.

O comerciante Geraldo é um deles. Proprietário de uma loja na Região Leste de Belo Horizonte, ele transporta passageiros em dois horários: “Antes de abrir o comércio, às 9h, e depois que fecho, às 18h.” Geraldo liga o aplicativo às 5h. Na segunda etapa, o desliga por volta das 22h.

Ele recorreu ao Uber porque, diante da crise econômica, precisou reduzir o quadro de funcionários na loja. O dinheiro conseguido com as viagens foi usado para quitar as rescisões trabalhistas.

Já José (nome fictício) se cadastrou no aplicativo para complementar a renda. “Trabalho numa empresa de tecnologia da informação na Savassi. Antes de chegar ao serviço, tento corridas. Quando saio, rodo por mais ou menos três horas. Consigo, em média, R$ 2 mil por mês, dos quais R$ 1,2 mil são lucro”, conta.

O Uber cobra 25% do preço da corrida de seus parceiros. Henrique dos Santos, um jovem de 24 anos que perdeu o emprego em uma mineradora depois de 48 meses de carteira assinada, torce para que o percentual seja revisto, para baixo. Rodando com seu Uno durante quase 10 horas, ele consegue quase R$ 2 mil líquidos. “Pretendo retornar para a minha área, quando possível, quando o preço do minério melhorar”, planeja o rapaz, há dois meses no aplicativo. Felipe Barcelos, de 27 anos, também foi vítima da crise econômica: “Perdi a vaga de vendedor e, há seis meses, me cadastrei no Uber”.

EX-TAXISTAS O aplicativo também conta com mão de obra de quem já foi taxista, como Hugo, que rodou como motorista auxiliar por 11 anos em BH. Em 2014, ele decidiu deixar o serviço de táxi e se cadastrou no Uber. Deu tão certo que decidiu fazer uma parceria com dois amigos: “Eles trabalham no meu carro e, depois de descontado o custo da gasolina, a gente divide o dinheiro”.

Hugo pagava a diária de uma placa de táxi e, agora, usa o dinheiro para quitar as prestações de seus carros. “Pagava R$ 140 em 2014. Era uma fortuna. Agora trabalho para mim. É bem diferente”, comparou o rapaz, que roda o dia todo e admite que os amigos que fez na antiga profissão o olham com cara fechada quando se encontram no trânsito. “Mas o que posso fazer? Eu tenho dó deles, porque sei o quanto está difícil ganhar dinheiro na praça.”

Ele se recorda que foi assaltado duas vezes enquanto taxista. Agora, continua com receio de voltar a ser alvo de criminosos, principalmente depois que o Uber passou a aceitar pagamento em dinheiro, há poucas semanas. O aplicativo deposita semanalmente na conta bancária dos colaboradores o percentual a que eles têm direito (75%) em cada viagem.
(foto: Arte EM)
(foto: Arte EM)


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