(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Pokémon Go causa furor no Brasil; saiba como jogar

Após longa espera dos fãs, lançamento do aplicativo que permite a caça aos personagens por meio da tela do celular emplaca o topo dos assuntos mais comentados do Twitter: aprenda a jogar


postado em 04/08/2016 06:00 / atualizado em 04/08/2016 11:22

Um Pokémon foi encontrado na Avenida Getúlio Vargas: a estrutura do jogo prevê pontos de concentração onde pode haver batalhas virtuais(foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)
Um Pokémon foi encontrado na Avenida Getúlio Vargas: a estrutura do jogo prevê pontos de concentração onde pode haver batalhas virtuais (foto: Sidney Lopes/EM/DA Press)
Enquanto a repórter Junia Oliveira estava no Mineirão escrevendo a matéria que você lê nesta edição de Gerais, a mesa dela foi invadida no começo da noite de ontem, no prédio onde funciona a redação do Estado de Minas, no Bairro Funcionários, em Belo Horizonte. Um ser parecido com um morcego azul, chamado Zubat, borboleteava sobre as anotações da jornalista. Mas o ataque só era percebido por meio da tela de um telefone celular com o aplicativo Pokémon Go, que chegou ao Brasil, após longa espera dos fãs. O lançamento acabou ofuscando a Olimpíada e emplacou o topo dos trending topics, os assuntos mais comentados do Twitter.

O Pokémon Go, inspirado no desenho animado de mesmo nome, gerou ansiedade de fãs, com espera de mais de um mês entre o lançamento internacional e o definitivo acionamento dos servidores brasileiros. O aplicativo populariza de vez a chamada realidade aumentada. A técnica faz a integração entre os mundos real e virtual, por exemplo, por meio de uma câmera. Assim, ao apontar o telefone para os locais que realmente existem, aparecem na tela, sobrepostos à imagem do cenário, os personagens do jogo – que só existem nesse ambiente virtual. A graça, no caso, está em colecionar os bichos. O jogo funciona em tablets e smartphones que rodam os sistemas iOS e Android.

Com a chegada do game a BH, os fãs começaram a montar um mapa colaborativo de poketstops – uma versão preliminar havia sido lançada, mas foi zerada na noite de ontem. Nos arredores da redação, na Zona Sul da capital, foram encontradas as espécies Snorlax e Lapras, além do Zubat, detectado também na sala dos jornalistas que trabalham com a primeira página do jornal. Na rua, as reações ainda são curiosas. “Que isso, um novo Zap zap?”, perguntava um motorista que passava na Avenida Getúlio Vargas.

A estrutura do jogo prevê pontos de concentração conhecidos como “ginásios”, normalmente localizados em shoppings e monumentos públicos. São locais da cidade onde os pokémons coletados podem entrar em batalhas com outros bichos virtuais – assim, eles “evoluem”, o que também é objetivo dos jogadores. Um desses ginásios, por exemplo, é a Praça Tiradentes.

Para os fãs mais viciados, a quantidade de espécies disponíveis nesta nova versão mobile do game pode ser frustrante – são 151, contra os 721 que existem na franquia, como explica o estudante Rodrigo Mantovani, fã do game em diferentes plataformas há 13 anos. “Mas, de qualquer forma, sair para capturar é muito legal”, avalia.

Clique e aprenda a jogar Pokémon Go(foto: Arte EM)
Clique e aprenda a jogar Pokémon Go (foto: Arte EM)

ANSIEDADE A cobrança para que o game chegasse ao país era grande. Até atletas olímpicos reclamaram da impossibilidade de poder caçar os bichinhos na Vila Olímpica, no Rio de Janeiro. Impacientes, hackers invadiram o perfil de Twitter do criador do joguinho, John Hanke, no último domingo, para cobrar o lançamento.

Liberado no começo de julho apenas na Austrália, Estados Unidos e Nova Zelândia, o jogo chegou a funcionar em duas ocasiões no Brasil, dando a alguns usuários o gostinho de experimentar como é correr atrás dos monstrinhos no mundo real. De lá pra cá, o jogo tornou-se um fenômeno, com lançamento escalonado em mais de 30 outros países, rendendo recorde à Nintendo no mercado de ações e um punhado de histórias bizarras – como o vídeo de uma multidão empunhando telefones no Central Park à caça de pokémon e histórias como de gente que se acidentou durante a busca.

Na noite de ontem, a Praça da Liberdade tornou-se um dos pokestops preferidos dos jogadores de Belo Horizonte, até mesmo pela segurança, para evitar os oportunistas atraídos pelo grande número de smartphones. “Quando meu amigo me disse que o jogo estava funcionando, corremos para praça, pois aqui tem mais policiamento. É também um espaço diferenciado, com grama, água e prédios históricos, um ótimo cenário para jogar”, disse o estudante de pré-vestibular Gustavo Mendonça, de 19 anos.

O amigo dele, que cursa engenharia, Luiz Fernando Theodoro, de 20, comemorou o primeiro dia oficial do jogo na capital mineira. “É uma data especial, pois faço aniversário hoje. É um presente de aniversário”. A estudante de medicina veterinária Joana Malheiros, de 19, namorada de Gustavo e amiga de Luiz foi além: “Hoje é o dia mais feliz da minha vida. Há um ano estava esperando pelo game e me sinto como um mestre Pokémon”, brincou.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)