(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Produtor de café é preso por trabalho escravo no Sul de Minas

Os trabalhadores viviam em condições precárias e recebiam entre 40 a 150 reais por mês


postado em 08/07/2016 18:30 / atualizado em 08/07/2016 21:46

Um produtor de café foi preso em flagrante por exploração de trabalho escravo em suas propriedades durante operação feita pelo Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Trabalho, com apoio da Polícia Federal e da Polícia Rodoviária Federal. A operação foi quinta-feira na zona rural de Machado, Sul de Minas. As investigações apontam que os empregados da fazenda recebiam entre R$ 40 a R$ 150 por mês e viviam em condições precárias.

O proprietário da Fazenda Santa Helena, Sérgio Roberto Dias, já autuado por redução de trabalhadores à condição análoga a de escravo em dezembro do ano passado, e acusado por submeter seus empregados a condições degradantes de trabalho, ou seja, alojamentos precários, restrição da liberdade por dívidas contraídas pelo empregado, ausência de pagamento de remuneração mínima, além de alimentação insuficiente e fornecimento de bebidas alcoólicas durante o horário de serviço.

Ainda segundo o Ministério Público Federal, os procuradores da República e do Trabalho fizeram a vistoria e encontraram os alojamentos em péssimas condições, com frestas e buracos nas portas e janelas e sem quaisquer condições de vedação e segurança. Pedaços de espuma rasgados e sujos eram feitos de colchões. Na cozinha, não foram encontradas as mínimas condições higiênicas de conservação e guarda dos alimentos. As instalações sanitárias estavam totalmente sujas, sem água limpa, sem papel higiênico e sem qualquer recipiente para coleta de lixo. Além disso, a água destinada ao consumo dos trabalhadores provinha de uma cisterna de concreto sem cobertura superior, onde havia, inclusive, um pássaro morto boiando na água.

O MPF também investiga documentos encontrados na fazenda que demonstram que alguns empregados eram associadas a uma Cooperativa de Cafeicultores da região. Segundo o órgão, trata-se de trabalhadores com pouco ou nenhum conhecimento sobre o mercado de negócios e teriam recebido valores elevados de adiantamentos em títulos de crédito para a safra de café. Um dos trabalhadores possuía títulos de créditos de cerca de 25 mil reais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)