(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PM inaugura sistema de monitoramento em BH

Sala reúne todos os sistemas de consulta de informações de segurança, além das imagens de 600 câmeras da região metropolitana, localização das viaturas da unidade e sistema de mapas


postado em 16/06/2016 10:18 / atualizado em 16/06/2016 11:13

(foto: Euler Junior/EM/D.A Press )
(foto: Euler Junior/EM/D.A Press )
A Polícia Militar inaugurou na manhã desta quinta-feira em Belo Horizonte o sistema de monitoramento de ocorrências no Batalhão de Rondas Táticas Metropolitanas (Rotam). A unidade, que dá apoio tático aos batalhões que atuam na Grande BH, passa a contar agora com uma sala que reúne todos os sistemas de consulta de informações de segurança, além das imagens de 600 câmeras da região metropolitana, localização das viaturas da unidade e sistema de mapas com informações de toda a região.

O grande diferencial do espaço é a possibilidade de unificar informações relacionadas a veículos com queixa de roubo ou furto ou também procurados pela polícia por qualquer questão. Por meio de câmeras especiais, a PM consegue fazer a leitura de placas de veículos e até mesmo fazer um relatório dos lugares onde um determinado carro passou nos últimos 30 dias. Para isso, basta registrar a placa do veículo em questão.

Durante a apresentação da nova sala, que teve investimento de cerca de R$ 200 mil, os militares da Rotam simularam uma ocorrência de carro roubado e fizeram acompanhamento do veículo usando imagens geradas pelo helicóptero da PM e também das câmeras do Olho Vivo. "Essa novidade vai possibilitar ao policial saber pegar a informação certa no momento certo", afirma o diretor de Tecnologia e Sistemas da PM, coronel Fernando Arantes.

O coronel Fernando também informou que a nova integração de informações no Batalhão Rotam é um projeto piloto que será expandido para as demais unidades de Belo Horizonte, ainda sem data prevista. Outra novidade importante é a presença de um tablet em cada viatura Rotam com acesso às informações de mapas, posicionamento de viaturas e consultas aos sistemas de informação, para facilitar a obtenção de dados sobre as ocorrências.

Confira a simulação feita pela PM para mostrar com o sistema funciona

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)