(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas Gerais tem 222 gestantes com zika confirmada

Confirmações cresceram 26% em uma semana, segundo último balanço da Secretaria Estadual de Saúde


postado em 25/05/2016 10:08 / atualizado em 25/05/2016 11:43

Outros 601 casos seguem em investigação(foto: Quinho/Arte )
Outros 601 casos seguem em investigação (foto: Quinho/Arte )
Os casos de zika confirmados em gestantes seguem aumentando em Minas Gerais. Segundo balanço da Secretaria Estadual de Saúde (SES-MG),  dos 869 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia notificados até 21 de maio, 222 foram confirmados laboratorialmente para zika vírus.

No último boletim, eram 176 gestantes com a infecção pelo vírus zika, alta de confirmações de 26% em uma semana. Outros 601 casos seguem em investigação. Um aborto espontâneo com associação ao vírus, em Sete Lagoas, também foi confirmado, além do caso de microcefalia em um recém-nascido em Uberaba, com associação à infeccção pelo zika vírus.

No entanto, a infecção por zika durante a gestação não significa, necessariamente, que os bebês vão nascer com microcefalia. Os casos foram registrados em 45 municípios mineiros. Entre as cidades com maior incidência da doença em grávidas, Belo Horizonte (27 grávidas), Coronel Fabriciano (15), Ipatinga (25), Governador Valadares (13), Montes Claros (41) e Sete Lagoas (25).

Em Minas, segundo a SES-MG, as grávidas infectadas pelo zika passam por monitoramento da secretaria junto ao serviço assistencial dos municípios de residência das gestantes. Elas estão sendo acompanhadas pelos serviços de referência em pré-natal.

Em Coronel Fabriciano, onde está concentrada a maioria das ocorrências, a prefeitura informou que está assegurado à gestante apoio psicossocial, além de consulta com médico infectologista da rede municipal e obstetra do pré-natal de alto risco.

Em Belo Horizonte, segundo a Secretaria Municipal de Saúde, as gestantes com confirmação de infecção pelo zika são encaminhadas para acompanhamento no Hospital Odilon Behrens (HOB) durante a gestação.  Depois do parto, caso a criança apresente algum problema neurológico, inclusive microcefalia, ela será acompanhada no Odilon Behrens e no Centro de Treinamento e Referência em Doenças Infectocontagiosas e Parasitárias (CTR/DIP) Orestes Diniz, também na capital.

DENGUE A dengue continua matando no estado. Até o momento, são 103 mortes confirmadas e 176 permanecem em investigação. De 1º de janeiro a 21 de maio, Minas registrou 464.264 mil casos prováveis de dengue (confirmados e suspeitos). Em menos de cinco meses, já são 264.128 casos da doença a mais do que nos 12 meses do ano passado, que fechou dezembro com 196.136 registros.

 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)