(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Câmara discute demissão de vigias das escolas municipais nesta quarta

Prefeitura vai substituir 500 profissionais por sistema de vigilância eletrônica


''

Vereadores e servidores da rede municipal de ensino se reúnem nesta quarta na Câmara Municipal de BH em uma audiência, às 19h, para discutir a demissão de 500 vigias nas escolas da capital. Segundo o Sindicato dos Servidores da Rede Municipal de Ensino (Sindirede), a Prefeitura vai demitir mais de 500 vigias noturnos das 191 escolas municipais e 127 unidades municipais de Educação Infantil (Umeis) e substituí-los por um sistema de vigilância eletrônica. A justificativa é a economia de recursos.

A substituição dos vigias por equipamentos eletrônicos foi desaprovada por professores e diretores das escolas, que garantem que a presença física e a proximidade desses profissionais com a comunidade são fatores essenciais para o desestímulo a atos de vandalismo e invasões.

Foram convidados para debater a questão a secretária municipal de Educação, Sueli Maria Baliza Dias; o secretário municipal adjunto de Educação, Afonso Bicalho; e a Presidente da Associação Pedreira Unida, Edna Maria Vieira Ferreira.

Podem participar do encontro pais, alunos e qualquer cidadão interessado.  A Secretaria Municipal de Educação informou que 520 vigias noturnos serão substituidos pelo sistema eletrônico de vigilância no período das 23h às 6h.

A secretaria afirmou ainda que a medida faz parte do contingenciamento de despesas em torno de 20%. O vigia noturno, de acordo com a pasta, é o profissional mais caro contratado pelas escolas em função dos custos com adicional noturno e hora extra. O gasto mensal com os profissionais chega a R$ 1,8 milhão. Ainda segundo a secretaria, estudos mostraram que o serviço de vigilância eletrônica custará R$ 500 mil por mês


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)