(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Vacinação contra gripe chega ao fim, mas casos graves continuam

Campanha nacional de imunização termina nesta sexta-feira, enquanto internações aumentaram 66% em Belo Horizonte


postado em 20/05/2016 06:00 / atualizado em 20/05/2016 13:29

Doses já chegaram a 94% do público-alvo em BH. Menor cobertura está entre grávidas e crianças(foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Doses já chegaram a 94% do público-alvo em BH. Menor cobertura está entre grávidas e crianças (foto: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PRESS)
Na véspera do fim do prazo da campanha de vacinação contra a gripe, mais de 37 mil pessoas que integram o público-alvo determinado pelo Ministério da Saúde para receber as doses do imunizante contra influenza A (H1N1/H3N2) e influenza B, em Belo Horizonte, ainda não procuraram os postos de saúde. A ação, que teve início em 25 de abril e termina hoje, atingiu 94% das 669 mil pessoas escolhidas na capital mineira para se vacinar, ou 631.484 pacientes.

Apesar de ter ultrapassado a meta estabelecida pelo Ministério, de 80%, a secretaria alerta integrantes dos grupos prioritários para que procurem os centros de saúde, pois BH já recebeu todo o estoque da vacina, já esgotada na maior parte dos estabelecimentos da rede particular. Ao mesmo tempo em que reforça o chamado, a capital mineira assiste a um aumento de 66,6% no número de casos confirmados de síndrome respiratória aguda grave causados por influenza – o total de 15 diagnósticos registrado até o último 12 saltou para 25 confirmações, de acordo com o balanço de ontem. Dos 10 novos casos, três são do subtipo A (H1N1) e sete são de vírus A sem subtipo definido.

De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, esses diagnósticos correspondem a pacientes com influenza que precisaram ser internados em virtude da doença. Com os três novos casos de H1N1 já chega a 11 o total de pessoas com diagnóstico confirmado na capital, uma vez que oito já haviam sido comprovados até o dia 12. Ainda de acordo com o balanço divulgado na tarde de ontem, com os sete novos casos de influenza A não subtipado, a quantidade de casos do tipo subiu para 14.

Apesar do aumento das notificações positivas para casos graves da doença, o número de mortes por influenza permanece o mesmo do último dia 12: dois óbitos pelo vírus A (H1N1) e dois por influenza A não subtipado. No primeiro caso, os pacientes eram moradores de outros municípios. No segundo, uma vítima é residente em BH e a outra é de fora da capital. Em 2015, Belo Horizonte teve 44 casos confirmados de influenza – três do subtipo A (H1N1); 39 de influenza A (H3N2) e 2 de influenza A não subtipado. No mesmo período foram sete mortes.

VACINA Quem ainda pretende se vacinar contra a gripe hoje deve ficar alerta para não perder o prazo. Os grupos selecionados pelo Ministério da Saúde para a campanha têm somente entre as 9h e as 17h para procurar algum dos centros de saúde da capital onde a vacinação está sendo realizada. A pasta ainda recomenda que os usuários liguem com antecedência para a unidade de saúde, a fim de comprovar se há estoque disponível naquela unidade ou se será preciso procurar outra unidade que tenha a vacina.

Os critérios de seleção para os grupos prioritários são preconizados pelo Ministério da Saúde e incluem idosos a partir dos 60 anos, crianças na faixa etária de 6 meses a menos de 5 anos, trabalhadores de saúde, gestantes, mulheres até 45 dias após o parto, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais, além de indígenas, presos e funcionários do sistema prisional.

Apesar de não haver previsão de prorrogação da campanha, a Secretaria de Saúde esclarece que, se sobrarem doses da vacina após o termino da ação, elas continuam disponíveis nos postos. Dados atualizados até 13 de abril e revisados ontem mostram que, do total de pessoas vacinadas, foram imunizadas 13.977 gestantes (59% do grupo-alvo), 88.886 crianças (70% do grupo-alvo até 5 anos) e 245.525 idosos (81% do público-alvo acima de 60 anos).

ESTADO Em Minas, até o dia 12 (último dado disponível), foram confirmados 91 casos de síndrome respiratória aguda grave causados pelos vírus influenza. Destes, 24 provocaram morte, dos quais 14 foram decorrentes do subtipo A (H1N1); 2 por influenza B; 7 por influenza A sem subtipo definido e 1 sem classificação – nesse caso, não foi possível realizar o exame laboratorial, mas houve vínculo epidemiológico com uma pessoa contaminada pelo H1N1. Além das mortes confirmadas, 132 continuam em investigação.

(foto: Soraia Piva/ EM/ D.A Press)
(foto: Soraia Piva/ EM/ D.A Press)


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)