(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Limpeza da Lagoa da Pampulha deverá ser concluída em janeiro

Depois do primeiro mês do ano que vem, consórcio responsável pelo serviço tem mais 12 meses para manter os resultados alcançados. Condições melhoraram, mas ainda entram muito esgoto e lixo no cartão postal


postado em 19/05/2016 07:55 / atualizado em 19/05/2016 08:19

Produtos químicos já estão sendo usados para a despoluição das águas da lagoa(foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
Produtos químicos já estão sendo usados para a despoluição das águas da lagoa (foto: Leandro Couri/EM/D.A PRESS)
O trabalho de purificação da Lagoa da Pampulha é feito pelo consórcio Pampulha Viva, que tem até janeiro do ano que vem para concluir as ações e outros 12 meses para manter os resultados. As condições de limpeza do espelho d’água melhoraram com o início dos trabalhos, mas ainda ingressam no lago muito esgoto e lixo. Serão investidos R$ 30 milhões dos cofres municipais para limpar a água da lagoa utilizando processos para tornar a água de classe 3, que é definida pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama) como apropriada ao abastecimento para consumo humano, após tratamento convencional ou avançado; à irrigação de culturas arbóreas, cerealíferas e forrageiras; à pesca amadora; à recreação de contato secundário; e à dessedentação de animais.

Segundo a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap), o tratamento livraria a Pampulha das florações de algas que dominam o ambiente aquático, dos maus odores advindos da poluição e da mortandade de peixes. A primeira etapa dos trabalhos consiste em coletar e fazer análises da água e dos sedimentos. As amostras são enviadas para um laboratório na Alemanha e outros dois no Brasil, em Minas Gerais e Rio Grande do Sul. A partir dessas análises, será elaborado um relatório que apresentará um diagnóstico das condições atuais.

No tratamento da água está sendo utilizado um produto chamado Phoslock, que impede que o fósforo advindo da poluição e do assoreamento se transforme em alimento para as cianobactérias – controlando também as algas, os níveis de clorofila-A e alguns metais pesados. Como complemento do tratamento, outro produto chamado Enzilimp está sendo utilizado com o objetivo de atuar diretamente na redução dos coliformes.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)