(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Dono de animais morre e ONG faz resgate


postado em 25/04/2016 06:00 / atualizado em 25/04/2016 11:50

Ativistas da ONG BastAdotar recolhem cães e gatos, que serão oferecidos para adoção, no imóvel onde vivia o idoso: apesar do acúmulo de lixo, não havia sinais de maus-tratos(foto: Juarez Rodrigues/EM )
Ativistas da ONG BastAdotar recolhem cães e gatos, que serão oferecidos para adoção, no imóvel onde vivia o idoso: apesar do acúmulo de lixo, não havia sinais de maus-tratos (foto: Juarez Rodrigues/EM )
Cerca de 50 animais abandonados, entre cães e gatos, estão em busca de um novo lar. Os bichos foram recolhidos ontem de um barracão localizado na Rua Panema, no Bairro Concórdia, Região Nordeste de Belo Horizonte, onde o dono dos animais, um idoso, foi encontrado morto na tarde de sábado. Eles foram recolhidos do imóvel por protetores da ONG BastAdotar, que estiveram ontem no local para alimentá-los e se surpreenderam com a quantidade de filhotes e também de animais adultos. De acordo a presidente administrativa da entidade, Viviane Barbosa, os animais estavam alimentados – havia três sacos de ração abertos –, e não apresentavam sinais de maus-tratos. “Mas estavam com muita sede, já que o dono deles havia sido visto na vizinhança, pela última vez, há pelo menos cinco dias”.

Os ativistas tiveram dificuldade em retirar os animais do terreno, onde havia muito lixo, folhagem e objetos velhos acumulados, tanto no barracão, quanto no quintal. “O imóvel não tem água encanada, energia elétrica, móveis, banheiro, nada. Só paredes, um teto quase caindo e muito, muito lixo. Um amontoado de lixo, com cheiro insuportável, um lugar muito inapropriado para a permanência dos animais”, disse Viviane.

Segundo a diarista Daniele do Carmo, de 32 anos, moradora da Rua Panema, os animais eram muito queridos pelo idoso, que morava sozinho. “Eram como se fossem a família dele. Ele cuidava mais dos cachorros e gatos do que de si próprio. Estava doente. Tinha depressão e a doença piorou progressivamente”, relata a mulher, lembrando que o idoso estava bastante debilitado nos últimos anos. Foram os vizinhos que sentiram a falta do idoso e chamaram a polícia, que constatou o óbito. A causa da morte ainda não foi divulgada. Segundo Daniele, o homem nunca havia se queixado de doenças.

Para chegar aos bichos, os integrantes da ONG BastAdotar foram convocados por outra entidade, acionada pelo Corpo de Bombeiros, mas já sem condição de ampliar o acolhimento. Mas, mesmo tendo prestado o primeiro atendimento, a ONG busca apoio para dar destino aos 20 cães e aproximadamente 30 gatos. A entidade vai organizar uma feira de adoção específica para os 50 animais, mas, até que o evento ocorra, eles precisam ser recebidos em lares temporários, alimentados, além de necessitarem de cuidados como vacinação e castração. Quem puder ajudar pode buscar informações na página da ONG BastAdotar, no Facebook (https://www.facebook.com/bast.adotar).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)