Montes Claros, no Norte de Minas, tem 10 casos de grávidas com o zika vírus e o avanço no número de ocorrências aumenta a apreensão de gestantes em relação à microcefalia. Com o temor, elas estão reforçando as medidas preventivas contra o mosquito Aedes Aegypti. “A gente, só por estar grávida, devemos tomar cuidados para garantir a saúde do bebê. Com essa história dos casos de zika, temos que redobrar a atenção”, afirma a professora Thafany Ferreira, de 22 anos, grávida de seis meses do segundo filho. Moradora de uma cidade vizinha, ela disse que desde o início da gravidez passa grande parte do tempo em Montes Claros, onde faz consultas e exames para o acompanhar o desenvolvimento da criança, um menino, que será batizado com o nome do avô, João Lemos. “Fico o tempo todo com cheiro de repelente.”
“Aliviada”. É assim que a assistente social Vanessa Cristina Dias, de 28 anos, se definiu, após realizar mais um exame de ultrassom no oitavo mês de gestação e receber o diagnóstico de que está tudo bem com o filho, que será batizado com o nome de Daniel. “De acordo com o resultado do ultrassom e com o pré-natal, o bebê está com perímetro cefálico normal”, afirma Vanessa, que teve zika antes de engravidar. “No início da gravidez, fiquei bastante preocupada”, revelou a assistente social, destacando que, além de reforçar a prevenção com o uso de repelente, aumentou os cuidados com o pré-natal. “Durante a gestação, até agora, realizei seis exames de ultrassom. Quando a criança nascer, espero que tudo ocorra bem”, declarou.
A estudante J. P.S., de 16, foi ontem a um consultório em Montes Claros para fazer um exame de ultrassom, pois está com suspeita de gravidez. Entretanto, antes mesmo do resultado do exame para confirmar a gestação, já começou a pensar nas medidas contra o zika vírus, visando também a prevenção da microcefalia.”Pretendo usar repelente, mas também vou procurar um médico para me orientar melhor sobre a prevenção contra a zika”, acrescentou.
ASSISTÊNCIA A secretária de Saúde de Montes Claros, Ana Paula Nascimento, disse que o município está oferecendo toda assistência às grávidas com diagnóstico de zika vírus. Elas recebem acompanhamento de um médico especialista, com exames frequentes de ultrassom, gratuitamente.
Publicidade
Zika preocupa grávidas no Norte de Minas
Dez gestantes estão com o zika vírus em Montes Claros, o que deixa as futuras mães apreensivas com relação aos efeitos da doença nos bebês
Publicidade
