(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Minas investiga morte de gestante por chikungunya

O balanço divulgado nesta terça-feira mostra que cinco casos da doença foram confirmados. Destes, dois podem ter sido transmitidos dentro do Estado, ou seja, o vírus já pode estar circulando


postado em 08/03/2016 18:19 / atualizado em 08/03/2016 21:15

Os casos prováveis de dengue e confirmados de zika em gestantes em Minas Gerais aumentam a cada semana. Mas a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) começar a ter ainda mais uma preocupação. É investigada a primeira morte de uma grávida por chikungunya em Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Se confirmado, será o primeiro óbito pela doença no estado. O balanço divulgado nesta terça-feira mostra que cinco casos da doença foram confirmados. Destes, dois casos podem ter sido transmitidos dentro do estado, ou seja, o vírus já pode estar circulando por Minas. O número de casos de grávidas que apresentaram doença aguda por zika subiu para 47, enquanto 14 mortes por dengue foram confirmadas.

Desde o ano passado, o estado confirmou 17 casos de chikungunya. Destes, 15 foram importados de outras locais. Neste ano, foram três confirmações de caso importados, de moradores de Belo Horizonte, Limeira do Oeste e Santa Vitória, que contraíram a doença na Bahia, Sergipe e Alagoas, respectivamente. A preocupação são com os casos de um morador da capital mineira e de uma grávida de Contagem, que podem ter contraído a enfermidade em Minas. Isso acende um alerta. “Não há a confirmação de que o vírus esteja em Minas, mas pelo que vemos as pessoas relatarem aos médicos, sintomas e número de casos, acreditamos que se a chikungunya ainda não chegou, está chegando e podemos ter uma epidemia dessa doença no ano que vem”, avalia a médica infectologista e consultora de arboviroses da Sociedade Mineira de Infectologia, Tânia Marcial.

Em relação à zika, 17 novos casos da doença aguda em grávidas foram registradas em apenas uma semana. Na última terça-feira, 30 gestantes apresentavam a doença. No balanço de hoje, este número subiu para 47. O aumento pode ser ainda maior, pois 161 casos ainda são investigados e aguardam o resultado de exames. Oito suspeitas foram descartadas pela Secretaria de Estado de Saúde.

Belo Horizonte tem o recorde negativo da maior cidade com gestantes confirmadas com a doença. Foram nove no total. Em seguida vem Sete Lagoas, com oito confirmações. Coronel Fabriciano tem cinco casos, Uberaba, quatro, Ubá e Montes Claros, três, Governador Valadares e Ipatinga, dois. Betim, Contagem, Matozinhos, Pingo D'água, Ferros, São João Nepomuceno, Pedra Azul, Teófilo Otoni, e Uberlândia têm um caso confirmado cada uma.

Já foram notificados 71 casos no protocolo de monitoramento da microcefalia por zika. Destes, 44 foram descartados, 26 seguem em investigação e um foi confirmado. Trata-se de um feto cuja mãe teve aborto espontâneo. O número de notificações de febre causada pelo zika segue em disparada. Em uma semana, o número dobrou, saindo de 755 para 1.523.

Dengue

O avanço da dengue em Minas assusta. Em apenas 67 dias, foram notificados 160.590 casos prováveis da doença, que envolvem os suspeitos e confirmados. Em uma semana, foram 35.861 novas notificações. Em relação às mortes, Minas Gerais já registrou 14 e investiga outras 38. Juiz de Fora, na Zona da Mata, é a cidade que apresenta o maior número de óbitos. A SES confirma cinco na cidade, porém, a Secretaria Municipal de Saúde já contabiliza oito. Belo Horizonte registra quatro mortes. Bicas, Divinópolis, Espera Feliz, Raposos e Patrocínio, uma cada. Segundo a SES, a maioria dos óbitos (8) foi de pessoas da faixa etária entre 50 e 79 anos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)