(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Morte de paciente em Barbacena levanta suspeita de contaminação pelo zika vírus

Um homem, de 69 anos, morreu por complicações da dengue, mas também foi diagnosticado com síndrome de Guillain-Barré. Amostras de sangue foram colhidas para análise de relação com zika


postado em 04/03/2016 18:30 / atualizado em 04/03/2016 19:06

A morte de um paciente de 69 anos com diagnóstico de síndrome de Guillain-Barré, em Barbacena, na Região do Campo das Vertentes, está em apuração para constatar se há relação com o zika vírus. De acordo com a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), exames confirmaram que ele estava com dengue. Material foi encaminhado à Fundação Ezequiel Dias (Funed), em Belo Horizonte, que vai checar se houve a contaminação por zika.

O paciente, J.B.R., morava no Bairro Bom Pastor, em São João del-Rei, que fica na mesma região. Em 16 de fevereiro, começou a sentir-se mal e foi levado para um hospital da cidade. Com o agravamento de seu quadro, foi transferido, no dia 23, para o Hospital Regional de Barbacena, com o diagnóstico da  síndrome de Guillain-Barré.

A coordenadora da Vigilância em Saúde em Barbacena, Elizabeth Maria de Vasconcelos Grecco, disse que o quadro do paciente se agravou e ele morreu quatro dias depois, no sábado. De acordo com ela, no atestado de óbito consta como causa a síndrome, parada cardiorrespiratória e insuficiência respiratória aguda.

Como o homem foi internado passado o período de virulência, de sete dias, a coordenadora diz que não há necessidade de medidas relacionadas à morte dele. Porém, o alerta em Barbacena para a possibilidade de contaminação pelo vírus da zika não está descartado, já que no mês uma mulher de 63 anos, moradora da cidade, foi diagnosticada com a doença.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)