(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Estado de Minas é premiado no 'Oscar' do design

EM obteve reconhecimento nas categorias Fotografia e Páginas de Opinião pela Society for News Design (SND)


postado em 02/03/2016 20:20 / atualizado em 03/03/2016 12:36

(foto: EM/D.A Press/Reprodução )
(foto: EM/D.A Press/Reprodução )
Dois trabalhos do Estado de Minas foram premiados por excelência gráfica na 37ª edição do concurso da Society for News Design (SND), considerado o “Oscar” do design de jornais no mundo. Um dos oito veículos brasileiros vencedores e único representante de fora do eixo Rio-São Paulo, o EM obteve reconhecimento nas categorias Fotografia e Páginas de Opinião.

A imagem premiada, de autoria do repórter fotográfico Euler Júnior, foi publicada na capa do Estado de Minas em 10 de novembro de 2015. A foto mostra o morador de Bento Rodrigues Robertino Damasceno ajudando bombeiros a procurar o filho, Tiago, cinco dias depois do rompimento da Barragem do Fundão, considerado o maior desastre socioambiental do país.

Na categoria Opinião, a premiação foi para páginas centrais do caderno Pensar, que abordaram política e religião na edição de 2 de outubro de 2015. O trabalho de criação gráfica foi feito pelo editor de Artes Gráficas, Álvaro Duarte, e pelo editor de Ilustração e Infografia, Janey Costa.}

“Esse prêmio comprova o esforço do EM de sempre levar ao leitor o que há de melhor em relação às artes gráficas. Desde a década de 1990, o jornal está entre os mais bem desenhados do mundo”, diz Álvaro Duarte. Para Janey Costa, o prêmio da SND “agrega valor tanto para o jornal quanto para nós, os profissionais”.

Autor da foto de Bento Rodrigues premiada pela SND, o repórter fotográfico Euler Júnior relembra o esforço para conseguir capturar a imagem. “Foi um dia inteiro de espera, todas as outras equipes de reportagem já tinham ido embora”, conta. “Foi uma cena dolorosa, porque não é fácil presenciar um pai sendo deixado num mar de lama para procurar o corpo do filho”, completa. Para Euler, a premiação da SND é um reconhecimento à cobertura da tragédia de Mariana feita pela equipe do EM. “Divido esse prêmio com a repórter Flávia Ayer e com todos os fotógrafos do jornal.”
(foto: EM/D.A Press/Reprodução )
(foto: EM/D.A Press/Reprodução )

O Estado de Minas já ganhou 42 prêmios da SND desde 1999, quando o concurso teve início. Nesta edição, 13 trabalhos de veículos brasileiros foram destacados – além do EM, a SND premiou criações de O Globo (4), O Estado de S. Paulo (2), Folha de S. Paulo (1), Extra (1), O Dia (1), revista Mundo Estranho (1) e revista Galileu (1). Em todo o mundo, foram 9 mil páginas inscritas no concurso e 906 premiadas.

Para o diretor de Redação do Estado de Minas, Carlos Marcelo Carvalho, a dupla premiação carrega um importante simbolismo. “Foram contemplados trabalhos bem diferentes: um é o registro preciso e dramático da notícia de maior impacto de 2015. E o outro, elaborado com planejamento e sofisticação gráfica. Isso mostra, mais uma vez, a diversidade de talentos reunidos em nossa equipe”, ressalta.

Menção honrosa no prêmio CNH

A série de reportagens “Bahia-Minas”, publicada no Estado de Minas em agosto de 2015, recebeu ontem menção honrosa no prêmio CNH Industrial de Jornalismo. As matérias, com texto de Paulo Henrique Lobato e fotos de Beto Novaes, foram inspiradas na música Ponta de Areia, de Fernando Brant (1946-2015), e mostram como o fim da linha que ligava o Vale do Jequitinhonha ao litoral baiano, em 1976, arruinou a economia de dezenas de cidades que experimentaram, por décadas, a pujança econômica levada pelos trilhos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)