(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

PF indicia mais de 40 envolvidos em seita religiosa no Sul de Minas

Grupo religioso, segundo os federais, arrebanhava fiéis aproveitando-se da fragilidade dos seguidores, que eram convencidos a doar bens para ser aceitos


postado em 16/02/2016 23:49 / atualizado em 17/02/2016 00:09

A Polícia Federal (PF) de Varginha, no Sul de Minas, indiciou nesta terça-feira mais de 40 pessoas envolvidas na seita religiosa conhecida como “Comunidade Evangélica Jesus, a verdade que marca”, que convencia fiéis a doar bens para viver e trabalhar em fazendas no Sul do estado, sob promessa de divisão de lucros. Segundo a investigação, porém, os seguidores exerciam trabalho análogo à escravidão. Em agosto do ano passado, a PF deflagrou a operação “De volta para Canaã”, para investigar crimes de estelionato, lavagem de dinheiro, tráfico de pessoas, trabalho análogo à escravidão, formação de organização criminosa, aliciamento de tralhadores e outros golpes atribuídos à seita religiosa, que age desde 2005 em Minas, com ramificações em São Paulo e Bahia.

O grupo religioso, segundo a PF, arrebanhava fiéis aproveitando-se da fragilidade das pessoas, que eram convencidas a doar seus bens para serem aceitas em uma espécie de “mundo paralelo”. O argumento usado era de que “tudo seria de todos”. Muitas vítimas ficavam confinadas em fazendas, dormindo em alojamentos coletivos, trabalhando em situação análoga à de escravidão, sem receber nada de salário, segundo mostraram as apurações.

Entre os indiciados estão “laranjas” e pessoas financiadas pela seita. No ano passado, a PF cumpriu 129 mandados judiciais em Minas. Bens da comunidade avaliados em R$ 100 milhões, como fazendas e veículos, foram bloqueados para que possa haver ressarcimento das pessoas que foram vítimas e também reconhecimento e pagamento de seus direitos trabalhistas. O inquérito da PF foi encaminhado ao Ministério Público Federal em Belo Horizonte, que decidirá se oferece denúncia a um juiz federal.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)