Publicidade

Estado de Minas

Tremor de terra em Mirabela foi registrado por duas estações sismológicas

A magnitude alcançou 2.0 na escala Richter, um abalo considerado pequeno. Por isso, foi sentido apenas em uma região rural da cidade


postado em 08/02/2016 07:24 / atualizado em 08/02/2016 07:42

O tremor de terra sentido na zona rural de Mirabela, cidade no Região Norte de Minas, foi registrado por duas estações sismográficas no estado. Uma delas, mantida pela UnB, fica em Januária, na mesma região; a outra, em Diamantina, é da USP.

Segundo o professor Marcelo Assumpção, do Centro de Sismologia da USP, o tremor ocorreu exatamente às 17h02 do último sábado "e teve magnitude 2.0, bem pequena, razão pela qual deve ter sentido apenas no bairro de Laranjeiras", mas não área central de Mirabela. A estação sismológica de Montes Claros, mais próxima do epicentro, estava fora do ar no dia do tremor.

Moradores da comunidade de Laranjeiras ficaram assustados. A aposentada Romana Gonçalves Ferreira, de 75 anos, contou que "estava encostada na parede e senti a parede balançar muito". Ela se refugiou na casa da nora, a lavradora Zileide de Fátima Veloso, na mesma localidade. Zileide disse que "estava lavando a casa, quando ouvi uma explosão forte e, logo em seguida, a terra tremeu. Fiquei sem saber o que realmente aconteceu". O pintor de parede José Geraldo Mendes Gomes, de 55 anos, mora em Montes Claros mas está passando o carnaval na casa em Laranjeiras, onde sentiu o chão tremer. "Eu estava tomando café. A parede balançou e parecia que iria cair. Tive medo, sim", afirma José Geraldo. Segundo ele, o tremor durou em torno de 10 segundos.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade