(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

BH investiga 14 casos de microcefalia que podem ter relação com zika vírus

Do total, sete casos são de moradores da capital mineira, sendo que dois foram descartados. Outras nove notificações de pessoas de fora do município


postado em 04/02/2016 17:25 / atualizado em 04/02/2016 17:34

A Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) de Belo Horizonte já notificou neste ano 16 casos de microcefalia em recém-nascidos que podem ter associação com zika vírus. Do total, sete casos são de moradores da capital mineira, sendo que dois foram descartados. O restante, junto com outras nove notificações de pessoas de fora do município, seguem sendo investigados. Nenhum caso da doença foi confirmado em BH.

Assista vídeo que explica o zika vírus e a microcefalia



A Secretaria de Estado de Saúde (SES) já confirmou dois casos de zika. Um deles trata de uma gestante infectada pela doença e outro caso confirmado de bebê com microcefalia decorrente da infecção por zika (no total de duas grávidas infectadas). O estado investiga 19 casos de microcefalia e 22 gestantes infectadas.

A prefeitura de Juiz de Fora, na Zona da Mata, confirmou dois casos de zika na cidade em gestantes, porém, ainda não foram incluídos no balanço estadual. Segundo o prefeito Bruno Siqueira (PMDB), as doenças foram detectadas em uma mulher de 35 anos, que está grávida, e esteve na cidade de Rio das Ostras, no Rio de Janeiro, onde foi infectada. O outro caso foi de uma gestante de 33 anos, que está com 14 semanas de gravidez, e contraiu o vírus na cidade. Ela já está em casa, onde recebe assistência e está sendo observada.

Dengue

Outra preocupação em Belo Horizonte é com a dengue. A cidade decretou situação de emergência por causa da infestação do mosquito Aedes Aegypti, que transmite além das duas doenças a febre chikungunya. Na última semana, a Secretaria Municipal de Saúde (SMSA) confirmou a primeira morte por dengue neste ano. O caso é de uma mulher, de 47 anos, moradora da Região Noroeste da capital, que morreu no dia 13 de janeiro, em um hospital particular. Segundo informações a que o Estado de Minas teve acesso, a mulher é mãe de um casal de gêmeos e vivia na Vila Buraco de Peru, Carlos Prates.

Até a última sexta-feira, quando foi divulgado o último balanço da doença, foram confirmados 794 casos da doença. Outros 4.363 casos suspeitos estão sendo analisados. Em Minas Gerais, outra morte foi registrada em em Patrocínio. Trata-se uma senhora de 92 anos, diagnosticada no último dia 2. Segundo o boletim, a paciente apresentava comorbidade, ou seja, tinha outras doenças associadas. A paciente morreu em 12 de janeiro. Em todo o estado, já foram computados 37.737 casos prováveis (que reúnem os confirmados e os suspeitos).


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)