(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Acidente entre ônibus expõe a insegurança nas viagens

In­fra­ções en­vol­ven­do co­le­ti­vos que avan­ça­ram o si­nal so­ma­ram, em mé­dia, 21 por dia, se­gun­do da­dos de 2012 da BHTrans


postado em 22/01/2016 06:00 / atualizado em 22/01/2016 07:28

O aci­den­te en­vol­ven­do os dois co­le­ti­vos nessa quinta-feira cha­ma a aten­ção pa­ra a res­pon­sa­bi­li­da­de dos mo­to­ris­tas en­car­re­ga­dos de trans­por­tar pas­sa­gei­ros. Mui­tos con­du­to­res não pa­ram no si­nal ama­re­lo ou até mes­mo avan­çam o ver­me­lho em al­ta ve­lo­ci­da­de. In­fra­ções en­vol­ven­do co­le­ti­vos que avan­ça­ram o si­nal so­ma­ram, em mé­dia, 21 por dia, se­gun­do da­dos de 2012 da BHTrans. Atual­men­te, a em­pre­sa  in­for­mou não ter ba­lan­ço por ti­po de veí­cu­lo.

O aci­den­te de on­tem foi o ter­cei­ro con­si­de­ra­do gra­ve pe­lo Sin­di­ca­to das Em­pre­sas de Trans­por­te de Pas­sa­gei­ros de Be­lo Ho­ri­zon­te (Se­tra-BH), em pou­co mais de um ano, to­dos en­vol­ven­do veí­cu­los do Mo­ve. Em fe­ve­rei­ro do ano pas­sa­do, uma co­li­são en­tre uma mo­to e um ôni­bus do Mo­ve dei­xou dois mor­tos no Cen­tro. Em 2 de se­tem­bro de 2014, um mo­to­ris­ta do Mo­ve so­freu um “apa­gão” e ar­ras­tou 13 car­ros na Ave­ni­da Al­fre­do Ba­le­na, na Re­gião Hos­pi­ta­lar, dei­xan­do 18 fe­ri­dos

CIN­TO

O di­re­tor de co­mu­ni­ca­ção do Sin­di­ca­to dos Ro­do­viá­rios, Jo­sé Már­cio Go­mes Fer­rei­ra, de­fen­de o uso de cin­to de se­gu­ran­ça pa­ra pas­sa­gei­ros de co­le­ti­vos ur­ba­nos. “Te­riam que via­jar to­dos sen­ta­dos, sem nin­guém em pé, mas aí vem a ques­tão do cus­to. O po­der eco­nô­mi­co, com cer­te­za, atua for­te­men­te fa­zen­do lo­bby pa­ra que is­so não ocor­ra.”

O Se­tra-BH in­for­mou que fun­cio­ná­rios do trans­por­te co­le­ti­vo pas­sam por trei­na­men­tos de ro­ti­na. “Em mé­dia, ca­da ope­ra­dor pas­sa por 15 a 20 ho­ras de trei­na­men­to por ano”, in­for­mou, em no­ta.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)