(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Grande BH tem chuvas abaixo do previsto e não deve alcançar meta, diz meteorologia

Neste mês choveu 21,8 milímetros dos 296,3 previstos para o período. Reservatórios que abastecem a região continuam com níveis baixos


postado em 11/01/2016 11:26 / atualizado em 11/01/2016 11:42

A primeira quinzena de janeiro está perto do fim e a expectativa para a chegada da chuva na Região Metropolitana de Belo Horizonte não é nada animadora. Segundo o instituto TempoClima/PUC Minas, o esperado para janeiro era de 296,3 milímetros de chuva, mas até esta segunda-feira choveu apenas 21,8 milímetros. A estimativa é de que não chova o suficiente para atingir o esperado.

Conforme o instituto, a região teve chuva em apenas quatro dos últimos 11 dias. A falta de chuva é provocada por diversos fatores, entre eles o bloqueio atmosférico de uma massa de ar seco intensa sobre Belo Horizonte, evitando a formação de nuvens, e a ação do El Niño sobre o Sudeste do país.

No sábado, a reportagem do Estado de Minas relembrou que há pouco mais de um ano a região esteve prestes a entrar em rodízio de água, o que só não aconteceu por causa da inauguração da captação de água no Rio Paraopeba, em 21 de dezembro. Mesmo depois desse período, a situação dos reservatórios ainda não é boa.

Atualmente, as três represas que compõem o Sistema Paraopeba (Rio Manso, Serra Azul e Vargem das Flores) estão com pouca água. Nesta segunda-feira, Rio Manso opera com 31,3% da sua capacidade, Vargem das Flores com 28,6%. O Sistema Serra Azul se encontra em estado mais crítico, operando com apenas 7,3%, no limiar do seu volume morto que é a porção que não é captada pelas estruturas instaladas.

Ainda de acordo com o instituto de meteorologia, a situação nas regiões Sul e Triângulo é melhor, considerando também que são regiões que, historicamente, registram mais chuva. Algumas cidades do Norte de Minas também registraram chuvas expressivas neste mês. Em Montalvânia, choveu 115,5 milímetros dos 179 esperados para janeiro. Em Pirapora, o volume de chuva esperado é 260,7 milímetros, dos quais 128 já foram registrados.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)