(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas PRAZER EM AJUDAR

Imaginário Coletivo oferece curso de fotografia para mudar o olhar de comunidade carente


postado em 22/12/2015 06:00

Jovens que fazem parte do Imaginário Coletivo aprendem a se expressar e se empoderar por meio da fotografia(foto: Jorge Quintão/Imaginário Coletivo/Divulgação )
Jovens que fazem parte do Imaginário Coletivo aprendem a se expressar e se empoderar por meio da fotografia (foto: Jorge Quintão/Imaginário Coletivo/Divulgação )

O sonho do fotógrafo Jorge Quintão, de 42 anos, de contribuir para a mudança social usando a fotografia como suporte se transformou em um negócio social. Pensando nisso, ele criou o Imaginário Coletivo, empreendimento que desenvolve atividades economicamente viáveis, mas que tem como objetivo a busca de solução para uma questão social.

Uma das atividades realizada é o curso de Fotografia Participativa, voltado para jovens que vivem em regiões com baixo Índice de Desenvolvimento Humano (IDH), cenários de desigualdade social, preconceito, discriminação, escassez de oportunidades, miséria, violência e pouquíssima infraestrutura.

A fotografia é a linguagem usada pelo projeto para que os jovens possam se expressar e se empoderar. “Sabia o básico do básico da fotografia. Gostei muito de ter feito o curso. O professor Jorge ensina coisas que eu não conhecia, como usar o zoom e o modo macro”, afirma Ana Clara Giordano Pavan, de 11 anos. Ela é uma das 18 participantes do curso que foi desenvolvido no Bairro Jardim América. A jovem lembrou que o modo macro a ajuda a fazer fotografias de flores e pequenos animais. “Você vê uma joaninha em uma folha, mas, se tirar no modo normal, a foto não ficará boa. Fica muito melhor com o modo macro.” Além das lições fotográficas, os encontros foram importantes para que pudesse discutir temas relacionados à juventude. Um dos assuntos que a jovem mais gostou foi o debate sobre o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). “Quando crescer quero ser fotógrafa. A foto é uma maneira de a gente se expressar”, completa.

O Imaginário foi um dos projetos selecionados pelo Social Good Brasil Lab, um laboratório que ajuda a viabilizar projetos que usam as tecnologias e novas mídias para melhorar o mundo. “Fizemos uma imersão de quatro meses em Florianópolis com representantes de projetos de todo o Brasil”, conta Jorge. Atualmente, o Imaginário é voltado para crianças e adolescentes, mas depois da experiência de imersão, deverá ampliar o público atendido, realizando atividades também para idosos. “Usamos a fotografia para dar voz e empoderar os sujeitos.”

Jorge destaca que o objetivo do trabalho é desenvolver junto aos jovens o desejo de transformar a relação do sujeito com o mundo. “A fotografia é fundamental. A imagem é um dos instrumentos mais eficazes para ressignificar contextos, realidades e histórias”, diz.

O resultado do trabalho foi reunido na mostra #ZOOM. “A mostra é reveladora não apenas pela qualidade técnica e estética das fotos, mas também pelos vieses lúdicos, sensíveis e extremamente reveladores das imagens, que extrapolam os limites delimitados pelos muros da instituição.”

MOSTRA EU Fotografias, desenhos, danças, músicas, poemas e vídeos produzidos por adolescentes moradores de 14 vilas e favelas de Belo Horizonte participaram da 2ª Mostra dos Coletivos do Projovem Adolescente, intitulada Eu. Os produtos exprimem não só as questões naturais à vivência na adolescência, como também expressam a vivência em locais com alto índice de vulnerabilidade social e violência. De acordo com a curadora da exposição, Ana Paula Assis, ao entrar em contato com os trabalhos produzidos durante todo o ano de 2015 foi possível perceber que a linha que conduzia as peças quase sempre chegava às questões subjetivas do eu. “Reunir os trabalhos provocativamente sob o epíteto do eu revela as tensões presentes nas relações entre o particular e o universal. Identifica, no encontro entre o individual e o coletivo, o processo constituinte que opera na formação dos sujeitos sensíveis”, comenta Assis.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)