(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Viagem ao tempo dos bondinhos em Belo Horizonte

Por muitos anos foram o meio de locomoção predileto dos belo-horizontinos no vaivém entre as diferentes regiões da cidade


postado em 08/12/2015 06:00 / atualizado em 08/12/2015 07:41

O bondinho ser visto no Museu Histórico Abílio Barreto (foto: Acervo MHAB/Divulgação )
O bondinho ser visto no Museu Histórico Abílio Barreto (foto: Acervo MHAB/Divulgação )

Os bondes são a lembrança de uma Belo Horizonte pacata. Começaram a circular na cidade projetada por Aarão Reis nos primeiros anos do século 20. Por muitos anos foram o meio de locomoção predileto dos belo-horizontinos no vaivém entre as diferentes regiões da cidade. O bondinho traz à tona a memória de uma outra cidade, que pode ser vista no Museu Histórico Abílio Barreto (foto), no Bairro Cidade Jardim, na Região Centro-sul.

O museu foi criado em 1943 para guardar parte da história da capital mineira. Lá, é possível encontrar um vagão do bondinho e muitas outras peças que remetem ao início da história da capital. Reúne acervo múltiplo e revelador dos vários sentidos e trajetórias da capital e de seus cidadãos. O conjunto arquitetônico conta com casarão secular, sede da antiga Fazenda do Leitão, construída em 1883, e um moderno edifício-sede, inaugurado em dezembro de 1998. Na área externa, estão os abrigos para o bonde elétrico e a locomotiva a vapor, o palco ao ar livre e os jardins concebidos como local de educação e lazer.

Os visitantes poderão apreciar exposições de longa, média e curta duração que retomam à memória da cidade. Também são ofertadas atividades de educação patrimonial relacionadas à proteção de bens culturais e à valorização de acervos sobre fatos históricos e a memória social de BH. É uma opção para quem gosta de shows ao ar livre.

Horários de visitação:
» Exposições: terça, sexta, sábado e domingo, das 10h às 17h; quarta e quinta-feira, das 10h às 21h.
» Biblioteca: terça a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 17h.
» Loja do MHAB: terça a domingo, das 9h às 17h.
» Área Externa: terça, sexta, sábado e domingo, das 7h às 18h; quarta e quinta-feira, das 7h às 21h.
» Entrada gratuita
» Endereço: Avenida Prudente de Morais, 202, Bairro Cidade Jardim.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)