(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Samarco já havia registrado três vazamentos de minério antes de tragédia


postado em 02/12/2015 13:47 / atualizado em 02/12/2015 13:54

Antes do colapso da barragem da Samarco em Bento Rodrigues, distrito de Mariana, em 5 de novembro, a mineradora havia registrado ao menos outros três rompimentos de estruturas em sua unidade no município. Conforme o Sindicato dos Trabalhadores na Indústria de Extração de Ferro e Metais Básicos de Mariana (Metabase), as rupturas ocorreram na canalização que transporta minério de ferro da planta para o Espírito Santo, de onde é exportado.

Apesar de ser diferente da lama que vazou no desastre de Mariana, o minério de ferro também tem impacto ambiental. No último vazamento no mineroduto, ocorrido em 2006, segundo o diretor executivo do sindicato, Sérgio Moura, um córrego em Barra Longa, município a cerca de 60 quilômetros de Mariana, foi atingido. O primeiro foi em meados da década de 80. "Em barragens, até o dia 5, nunca havíamos tido vazamento", afirma Moura.

A Samarco tem três minerodutos utilizados no escoamento da produção para o Espírito Santo. O que apresentou os problemas, conforme o diretor do sindicato, é da década de 70. Os outros dois foram construídos em 2008 e 2014. Cada um tem capacidade para o transporte para escoar cerca de 40 mil toneladas de minério de ferro por dia. A assessoria da Samarco ainda não respondeu ao contato feito pela reportagem.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)