(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Belo Horizonte investiga caso de microcefalia por zika vírus


postado em 01/12/2015 11:14 / atualizado em 01/12/2015 12:15

A Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte informou que está investigando um caso de microcefalia e a relação da doença com o vírus zika, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti. Segundo a prefeitura, uma criança nasceu com a enfermidade, na Maternidade Sofia Feldman, na capital.

De acordo com nota enviada pela secretaria, amostras do bebê e mãe foram coletadas e enviadas para o Instituto Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, que fará análise do material. Já a Fundação Ezequiel Dias (Funed), em BH, recebeu amostras de exames para testes de dengue e chikungunya. A mãe e a criança já receberam alta da maternidade. 

A secretaria informou ainda que o hospital foi orientado a seguir o protocolo de rotina para os casos de microcefalia, com a realização de exames para rubéola, toxoplasmose e citalomegalovirus.

 

Os serviços de atendimento de gestantes e recém-nascidos devem adotar os procedimentos de rotina. Já as esquipes de saúde das regionais da capital estão sendo treinadas para lidar com a doença.

Além do Zika, que por enquanto não foi registrado na capital, o Aedes aegypti é transmissor da dengue e da chikungunya
 


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)