(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Capa do EM continua repercutindo na web

Edição de quinta-feira, com versos da Legião Urbana, chegou a ser o terceiro assunto mais falado no Twitter


postado em 28/11/2015 06:00 / atualizado em 28/11/2015 09:30

A capa da edição de quinta-feira do Estado de Minas continuava repercutindo na internet nesta sexta-feira, um dia após a publicação, com jornais, revistas, portais e blogs de várias regiões do país publicando matérias sobre a capa, construída a partir da adaptação de trechos de um dos maiores sucessos da Legião Urbana, Que país é este?

A Exame afirmou que a “a capa traz uma espécie de protesto codificado e também muita criatividade”. Além disso, a matéria publicada no site e nas páginas sociais da revista afirma que, em tempos difíceis para o meio impresso, o uso da criatividade em prol de um jornalismo mais inteligente e menos quadrado é um alento para quem é e quem não é do meio.

O site Yahoo! parabenizou a publicação e afirmou que a edição é um tapa na cara necessário ao nosso país. “Estado de Minas não teve papas na língua e abusou da criatividade para questionar e informar seus leitores a respeito da tragédia que assola não só o estado afetado por um dos maiores acidentes ambientais da história do país, mas o Congresso Nacional, as empresas, as instituições e – por que não? – a sociedade civil também.”

O blog Mídia Mundo, que faz análise das primeiras páginas de jornais brasileiros, evidenciou a capa do EM e afirmou que a criatividade ainda está viva no Brasil. “O Estado de Minas (Belo Horizonte, MG) brilhou mais uma vez. Aproveitando o gancho da música da Legião Urbana, relacionou a tragédia de Mariana e a prisão do senador. Ficou ótimo!”, diz a publicação.

O blog Papo de Homem afirmou que parte da internet parou para ver e elogiar a capa, que cumpriu a função de pautar a conversa. “O Estado de Minas, nessa edição, achou o ponto de equilíbrio. Arriscou pesar no conteúdo, se aventurou ao estampar sua capa de lama, mas soube servir ao leitor quando escolheu por uma página limpa, horizontal, organizada. E crítica”, pontuou a repórter do blog Marcela Campos. Além desses, outros blogs, como Publicidade e Propaganda e 100 Comunicação, também comentaram a capa. O programa esportivo Redação SportTV também mostrou a capa e comentaristas dedicaram um bloco da apresentação para falar sobre a criatividade da publicação.

INSTAGRAM No Instagram, o Diário de Pernambuco postou a imagem da capa e disse aos seguidores: “Vocês já viram a capa do Diário que foi publicada hoje cedo. Mas não poderíamos deixar de citar também a capa do Estado de Minas, que diz muito sobre o Brasil de hoje”.

A capa viralizou na internet e, na quinta-feira, ocupou o terceiro lugar nos trending topics (assuntos mais comentados) do Brasil e nono lugar no mundo. No Twitter (@em_com e @portaluai), a publicação foi vista por mais de 70,1 mil pessoas e teve mais de 8,5 mil engajamentos, entre retuítes e outras interações. No Facebook, até o início da noite de ontem, haviam sido mais de 135 mil compartilhamentos e mais de 15,5 milhões de pessoas alcançadas.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)