(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas

Projeto da prefeitura para privatizar parques de BH será discutido em audiência pública

Editais para empresas particulares interessadas em administrar alguns desses espaços na capital por meio de PPP foram lançados no mês passado. Para o vereador Adriano Ventura, a PBH colocou os carros na frente dos bois


postado em 13/11/2015 17:20 / atualizado em 13/11/2015 17:36

A proposta da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) de privatizar os parques públicos da cidade será debatida em audiência pública pela Câmara Municipal, às 14h15 da próxima quarta-feira, pelas Comissões de Administração Pública e Direitos Humanos e Defesa do Consumidor. Para o vereador Adriano Ventura, a PBH “colocou os carros na frente dos bois”. O objetivo da reunião é buscar entender os impactos gerados à população com a terceirização dos espaços públicos.

De acordo com o vereador, Belo Horizonte conta com 75 parques municipais espalhados em nove regionais. “Fundamentais para a qualidade ambiental das cidades, as áreas verdes conservam uma significativa diversidade de flora, fauna e recursos hídricos. Nos últimos anos temos percebido uma grande ocupação desses espaços pela população, como forma de lazer, entretenimento, contemplação da natureza e prática de atividades físicas”, disse o parlamentar. A PBH lançou no mês passado editais para empresas particulares que tenham interesse em administrar alguns desses espaços na capital, por meio de Parceria Público-Privada (PPP).

Para Adriano Ventura, a audiência pública é importante para que toda a cidade conheça de forma mais objetiva como será essa PPP. “A prefeitura colocou o carro na frente dos bois. A PPP é possível, desde que não onere mais o cidadão. Pode ser a saída para a falta de recursos que afeta a gestão das áreas verdes e cemitérios, mas falta apresentar planilhas e as contas”, destacou Ventura. Os vereadores Arnaldo Godoy (PT) e Pedro Patrus (PT) também são coautores do requerimento.

Para a audiência foram convidados representantes da Secretaria Municipal de Planejamento, Orçamento e Informação, Secretaria Municipal de Governo, Fundação de Parques Municipais, Fundação Zoobotânica, Secretaria Municipal de Serviços Urbanos, Secretaria Municipal Adjunta de Lazer, Coordenadoria-Geral da Defensoria Pública Especializada em Direitos Humanos, Coletivos e Socioambientais e Sindicato das Empresas de Artes Fotográficas no Estado de Minas Gerais.


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)