(none) || (none)
UAI
Publicidade

Estado de Minas REDE DE AJUDA ÀS VÍTIMAS

Moradores de Mariana recolhem doações e levam conforto a desabrigados

Socorro mobiliza também a população e órgãos públicos de outras cidades


postado em 07/11/2015 06:00 / atualizado em 07/11/2015 07:45

(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
(foto: Marcos Vieira/EM/D.A Press)
As amigas Érica Santos, de 26 anos, e Érica Queiroz, de 27, portavam no peito um crachá improvisado com o nome Érica, seguido do termo voluntária. Há quase 24 horas a postos, as duas, assim que souberam do rompimento da barragem, começaram a recolher donativos para levar aos desalojados na Arena Mariana. A exemplo delas, dezenas de pessoas se revesaram na tarefa de dar suporte e alento às vítimas durante todo o dia. “Ontem, havia cinco pessoas de minha família desaparecidas. Assim que tive notícias de que estavam bem, vim para cá ajudar”, disse Érica Queiroz. No final da tarde, a dupla se empenhava na tarefa de arrecadar leite e mamadeiras para alimentar as crianças vitimadas pela tragédia.

 

Ajuda veio tanto individualmente como de coletivos. Imbuídos do espírito de solidariedade, alunos e professores do curso de medicina da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop) foram até a arena prestar auxílio aos desabrigados. Com jaleco branco e estetoscópio, os estudantes pretendiam, além de cuidar de eventuais enfermidades, levar conforto e amparo para que estava lá. “Trouxemos colchões e doações. Também queremos dar um apoio emocional aos parentes das vítimas”, informou o professor Alexandre de Almeida Barra.

 

 

 

No distrito vizinho a Bento Rodrigues, Santa Rita Durão, moradores continuaram a mobilização, iniciada horas depois da tragédia, em solidariedade aos parentes e amigos desabrigados. O distrito foi o primeiro ponto de apoio, no município, aos que necessitavam de roupas, comida e medicamentos. Voluntários arrecadavam doações e colchões, no anexo da Escola Municipal Sinhô Machado, localizada em frente à Policlínica Distrital.

ACOMODAÇÕES O prefeito de Mariana, Duarte Júnior, informou, durante coletiva à imprensa, que 70 famílias seriam encaminhadas a hotéis. O município solicitou que a Samarco arque com todos os custos de hospedagem até que as famílias possam ser transferidas para casas que serão alugadas e mobiliadas pela empresa. “Os atingidos têm que sentir que são atendidos pelo poder público. A Samarco e o município se comprometem a arcar com aluguéis, enquanto as famílias não tiveram casas próprias”, afirmou o prefeito. Esse número de famílias encaminhadas para hotéis pode ser maior, porque os desalojados continuam chegando. Além do hotel, algumas famílias de Bento Rodrigues foram levadas para oito casas e um alojamento para 15 pessoas, conforme disse o promotor de Justiça de Mariana, Antônio Carlos de Oliveira. As moradias ficam no distrito de Antônio Pereira.

DE FORA A ajuda a Mariana começa a chegar, também, de outras cidades próximas. O prefeito de Contagem, Carlim Moura, enviou para lá toda a sua equipe de Defesa Civil, coordenada pelo engenheiro Orville Napoli, assim como parte de seu destacamento da guarda municipal. Segundo Orville, a equipe viajou ontem mesmo, levando cobertores e pronta para ajudar no que for preciso. “Nosso pessoal é preparado para emergências, para ajudar no que a Defesa Civil de Mariana determinar”, disse.

Em São João del-Rei, o prefeito Professor Helvécio, que também preside a Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais, lançou uma campanha local para que sejam feitas doações, sendo disponibilizados seis postos para coletar o material doado. Ele falou sobre semelhanças entre as duas cidades. “São João e Mariana são cidades históricas. Ambas convivem com minerações em seus limites. É preciso ter um cuidado redobrado com esse tipo de atividade.”

O Pronto Socorro de Belo Horizonte, que já tem roteiro traçado para o caso de calamidades, está em estado de alerta para atender vítimas da tragédia.  Médicos estão a postos e eleitos foram disponibilizados. A partis de hoje, a Cruz Vermelha trabalhar 24 horas por dia para receber doações.


Liberação do FGTS


O governo federal vai liberar o saque do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) para os atingidos pelo rompimento das barragens no distrito de Bento Rodrigues, em Marina, informou ontem a presidente Dilma Rousseff, ao lamentar a tragédia, pelo Twitter. Para possibilitar o saque, o governo do estado precisa reconhecer o estado de emergência local, informa a nota da Secretária de Imprensa. O governador Fernando Pimentel e deputados estaduais estiveram no local da tragédia e afirmaram que o monitoramento das barragens em Minas será reforçado. “O aspecto visual é terrível. Um desastre ambiental de grande proporções”, avaliou Pimentel. Ex-governador de Minas (2003-2010), o senador Aécio Neves (PSDB) afirmou que “o momento é de solidariedade”.


Serviço



Como apoiar Mariana

Locais para doações em BH



Serviço Voluntário de Assistência Social (Servas)

» Avenida Cristóvão Colombo, 683, Bairro Funcionários

» Das 9h às 19h (inclusive finais de semana) (31 3349-2400)
Cruz Vermelha

» Alameda Ezequiel Dias, 427, na região hospitalar

» Diariamente, as 24 horas do dia, (31) 3239.4211 ou (31) 3239.4223
Faculdades Newton Paiva

» Unidade Buritis I, Rua José Cláudio Rezende , 420, Bairro Buritis

» Unidade JK, Avenida Presidente Carlos Luz, 220, Caiçara

» Unidade 800, Avenida Presidente Carlos Luz , 800, Caiçara

» Unidade Silva Lobo, Avenida Silva Lobo, 1.730, Grajaú

» Todos os dias das 8h às 18h
(4005-9019)


LBV

» Avenida Cristiano Machado, 10.765, Bairro Planalto

» Das 8h às 18h

» (31) 3490-8101 ou ww.lbv.org/blog
Lojas Zags

» Rua Pouso Alegre, 1011, loja B, Shopping Floresta, Bairro Floresta

» Das 8h às 18h


ZCA Adnibistralçao Imobiliária

» Rua Nélson Soares de Faria, 408, Cidade Nova

» Das 8h às 18h
Chiara Pontelo

» Avenida Nossa Senhora do Carmo, 1825, Sion

» Das 8h às 18h


Em dinheiro

Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais


» Banco do Brasileira


» Agência: 2279-9


» Conta corrente: 10.000-5

» CNPJ: 18.295.303/0001-44

» Prefeitura Municipal de Mariana


receba nossa newsletter

Comece o dia com as notícias selecionadas pelo nosso editor

Cadastro realizado com sucesso!

*Para comentar, faça seu login ou assine

Publicidade

(none) || (none)